Sinduscon-DF encerra comemorações dos 50 anos – Agência Brasília

Homenagem a ex-presidentes e lançamento de livro sobre história da capital marcaram evento realizado no mesmo dia de criação da entidade

Rodrigo Rollemberg e Luiz Carlos Botelho – Foto: André Borges/Agência Brasília

Paula Oliveira

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF) encerrou ontem, 19, o ano de comemorações do cinquentenário da entidade. Fundada em 19 de março de 1964, ela representa 435 empresários da construção civil de Brasília. "A nossa história foi de muita luta e também de muitas realizações, e se confunde com a de Brasília", disse o presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho Ferreira. Na ocasião, os 16 ex-presidentes foram homenageados e receberam uma placa comemorativa. Familiares representaram os ex-presidentes ausentes.

O governador do DF, Rodrigo Rollemberg, participou do evento, que ocorreu na sede do sindicato (Setor de Indústria e Abastecimento), na noite desta quinta-feira. "Temos o desafio de resgatar o espírito empreendedor e inovador da construção civil para criar em Brasília um modelo de desenvolvimento para todo o País", disse o governador. Também estiveram na solenidade a presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão (PDT); o presidente da Federação das Indústrias do DF, Jamal Bittar; secretários de Estado; deputados distritais; e representantes de entidades do setor da construção civil.

História de Brasília

Para marcar os cinquenta anos, a entidade lançou durante a cerimônia o livro Longe do litoral, no coração do Cerrado — histórias da construção em Brasília. Escrita pelo jornalista Lourenço Cazarré e editada por Álvaro Pereira, a obra foi organizada com base em depoimentos de empresários pioneiros sobre a construção da nova capital na década de 1960.