Marcontoni Montezuma
Vice-presidente do Sinduscon-DF
Durante reunião na Terracap, no dia 9 de julho, foram discutidos temas de relevância para o setor produtivo e, em especial, as tratativas acerca do projeto Reformula Pró-DF, que traz ideias estruturantes para a reformulação do Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo do Distrito Federal (Pró-DFII).
Participei do encontro, juntamente com o presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos e os ex-presidentes Márcio Machado e Mário Vieira França. Representando a Terracap, estiveram presentes o diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico, Leonardo Mundim; e a gerente de Desenvolvimento, Patrícia Arantes.
O Sinduscon-DF tem sido uma das entidades mais participativas nestas discussões, pois muitas das novas diretrizes a serem implantadas terão reflexo em nossos associados.
Na oportunidade, ressaltamos a nobreza do diretor Leonardo, em abrir, preliminarmente, a discussão com quem efetivamente será afetado pelas decisões tomadas. Inclusive, com a participação e conhecimento do Ministério Público em vários dos debates já realizados. O secretário nos informou que, das 105 sugestões enviadas, por 21 associações do setor produtivo, 85% foram acatadas, o que prova a importância de se ouvir a sociedade constituída antes da elaboração e promulgação de leis.
Em breve, a minuta da proposta será encaminhada à Casa Civil, para que seja feito o trâmite jurídico interno para envio à Câmara Legislativa, do Projeto de Lei, que poderá solucionar muitos dos problemas, alguns que já perduram há mais de 20 anos, no programa de incentivo.