Sinduscon-DF conta com Vice-Presidência exclusiva do mercado imobiliário

VPII atua na busca de soluções para entraves do setor

O Sinduscon-DF conta com diversas áreas de atuação. Entre elas, destaque para um segmento de extrema importância para a economia do DF, o mercado imobiliário. O trabalho fica por conta da Vice-Presidência da Indústria Imobiliária (VPII). Ela é liderada pelos empresários João Accioly e Adalberto Júnior, titular e suplente, respectivamente, e ambos vice-presidentes do sindicato. O grupo atua diretamente na busca de soluções para os impasses do mercado e conta com muitas vitórias em seu currículo. Destaque para a recente sanção da Lei da Permeabilidade, debatida há cerca de sete anos pelo setor.

Vale destacar que a atuação da VPII, em conjunto com a Diretoria de Assuntos Parlamentares (DAP), já resultou em outras conquistas importantes para o mercado imobiliário, como a Lei do Polo Gerador de Viagens (PGV), uma alternativa ao tão debatido Relatório de Impacto de Trânsito (RIT), grande gargalo dos empresários junto ao governo.

Entre as ações da VPII, o acompanhamento de todas as questões ligadas à aprovação de projetos para emissão de alvarás de construção e cartas de Habite-se, além de projetos de lei relevantes para o segmento, também possuem destaque. Atualmente, encontram-se em pauta as revisões das principais legislações que regem o setor: Código de Obras e Edificações (COE-DF), Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub), Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos), Compensação Urbanística e PGV.

O trabalho da Vice-Presidência ainda inclui a atuação junto às instituições financeiras, para fomentar o crédito e financiamento imobiliário; bem como mantém relacionamento com órgãos do governo, para solução de entraves. São eles: Terracap, Novacap e Secretarias de Estado.

Na defesa dos interesses e direitos das empresas do mercado imobiliário, a VPII trabalha em parceria com entidades, a exemplo da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-DF), Federação das Indústrias do DF (Fibra), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-DF) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-DF).