Sinduscon-CE ganha Prêmio Cbic de Responsabilidade Social com o projeto Reconstruir

Assessoria de Comunicação da Cbic

O Projeto Reconstruir do Sinduscon-CE foi vencedor na categoria Entidade do Prêmio Cbic de Responsabilidade Social, idealizado pelo Fórum de Ação Social e Cidadania da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Fasc/Cbic). O anúncio foi feito na noite de quarta-feira, 23 de setembro, na abertura do 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção, em Salvador, Bahia. O Projeto Reconstruir, que foi iniciado em março de 2015, visa reinserir egressos do sistema penitenciário no mercado de trabalho do setor da construção. Segundo o presidente do Sinduscon-CE, André Montenegro, o diferencial da iniciativa é colocar apenas um trabalhador por obra e acompanhar o desempenho de suas atividades mensalmente. “O Sinduscon contrata um assistente social, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado, para desenvolver este trabalho de acompanhamento”, diz Montenegro. Até o momento, 21 empresas aderiram ao projeto.

A meta de 2015 é reinserir 100 trabalhadores e 50% dessa meta já foi cumprida. “O interessante é que as empresas abdicaram dos benefícios que são proporcionados a elas quando aceitam fazer a reinserção dos egressos do sistema penitenciário nos seus canteiros de obras. Elas pagam o salário integral, quando poderiam pagar apenas ¾ do valor, o que reforça o compromisso social de cada uma delas”, comenta Montenegro, acrescentando que o projeto traz benefícios para toda a sociedade, pois quando a oportunidade é dada a essas pessoas, elas readquirem cidadania e não voltam para a criminalidade. “É um projeto importante que queremos disseminar para o Brasil inteiro”, diz o presidente do Sinduscon-CE, que já está em negociação com o Sebrae para cursos de capacitação para estes trabalhadores. O Projeto Reconstruir também ganhou o prêmio de Responsabilidade Social do Tribunal de Justiça do Ceará este ano e com esta nova vitória do Prêmio Cbic de Responsabilidade Social vai se consolidando como um projeto de sucesso da entidade que representa a construção civil no Ceará.