Sinapi fecha 2015 com alta de 5,5%, variação abaixo da registrada em 2014 – Cbic

Assessoria de Comunicação da Cbic

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na última sexta-feira (8), revelou que o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) fechou 2015 com crescimento de 5,5%. Em 2014, a variação foi de 6,2%. O custo nacional por metro quadrado ficou em R$ 963,39 no ano passado. Em relação a novembro, a alta foi de 0,06%, o que representou uma desaceleração de 0,22 ponto percentual sobre o período anterior, com aumento de 0,28%. Em 2015, os materiais de construção tiveram alta de 3,78% e a mão de obra de 7,55%, sendo que ambas as taxas são inferiores ao ano anterior (4,90% e 7,74%, respectivamente). As despesas por metro quadrado com materiais atingiram o valor de R$ 516,06, enquanto as com mão de obra ficaram em R$ 415,95. Sem considerar a desoneração na folha de pagamento, o Sinapi apresentou alta de 0,05% em dezembro na comparação ao mês anterior e de 5,59% no ano. Assim, o custo médio do metro quadrado no Brasil fechou 2015 em R$ 1032,15

(Com informações do Portal Piniweb)