Sicoob Crédito Imobiliário promete aquecer mercado

Patrícia Figuerêdo
 Social do Sinduscon-DF

Sindicato sediou lançamento oficial do produto, na manhã desta terça-feira (14)

Chega ao setor uma nova opção de financiamento para imóveis residenciais, novos e usados, com taxas de juros abaixo do mercado. Estas foram as condições apresentadas pelo Sicoob Crédito Imobiliário, produto pioneiro lançado na manhã desta terça-feira (14), no auditório do Sinduscon-DF, a um público estimado de 80 pessoas. O evento é resultado de uma parceria do sindicato com a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Pequenos Empresários, Microempresários e Microempreendedores do DF (Sicoob Empresarial) e o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob).

Para dar início ao evento, o presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho Ferreira, saudou a todos os participantes e agradeceu pela parceria no lançamento. “Hoje, é o nascimento das carteiras de crédito disponibilizadas para o segmento. Este produto vai fortalecer as empresas, o mercado e o próprio Sicoob”, ressaltou.

O diretor-presidente do Sicoob Empresarial, José Carlos de Luca, explicou que o projeto, pioneiro, surgiu da necessidade de recursos financeiros para lançamentos na área industrial e habitacional. “O grande problema, hoje, é o financiamento. Há uma contenção de despesas na área de recursos públicos. Nosso produto vem para ajudar”, frisou.

O superintendente comercial do Bancoob, Luciano Ribeiro, destacou os recursos financeiros (funding) para alavancar o programa. Entre as diversas opções, a linha de financiamento do Sicoob Crédito Imobiliário, inicialmente, virá da poupança dos cooperados. Serão disponibilizados 10% do saldo total de depósitos, o que corresponde a cerca de R$300 milhões. O percentual financiável será 80% do valor integral do imóvel.

Com a palavra, o gerente de Desenvolvimento de Produtos e Serviços do Bancoob, Jackson Duarte, acrescentou que, depois que o produto se estabelecer no mercado, a ideia é buscar outras opções de funding. Ele adiantou, por exemplo, que a partir de 2019, recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) serão utilizados para as operações de crédito. “O banco já está habilitado para recursos provenientes do fundo, caso algum cooperado tenha interesse”, destacou Duarte.

O Sicoob Crédito Imobiliário trabalhará com duas linhas de financiamento: até R$950 mil; e de R$950 mil a R$1,5 milhão. Na primeira, a taxa de juros é de 10,86%. Já na segunda, é de 11,86%. Se comparada às condições de outras instituições financeiras, o Custo Efetivo Total (CET) fica abaixo de mercado, 11,70%. A título de comparação, o CET da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil é de 12,07% e 12,21%, respectivamente, no primeiro caso (até 950 mil). Já o CET para a outra linha (de R$950 mil a R$1,5 milhão) é de 12,53%. No comparativo, o da Caixa e Banco do Brasil é de 13,11% e 13,40%, respectivamente.

Duarte explicou que o canal de comercialização do Sicoob Crédito Imobiliário será feito pelas cooperativas e o financiamento ficará a cargo do Bancoob. Agilidade no processo de contratação é uma das vantagens do produto. “Já fizemos alguns testes iniciais e a liberação aconteceu em 28 dias corridos. Em outros bancos, esta espera pode durar cerca de dois meses”, afirmou.

A programação do evento ainda incluiu uma palestra sobre o “Cenário econômico da construção civil do DF e do Brasil”, ministrada pelo assessor especial da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Diones Cerqueira.

O lançamento oficial reuniu a Diretoria do Sinduscon-DF, bem como o presidente da Fibra, Jamal Bittar; o presidente da Ademi-DF, Paulo Muniz; o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Brasília, José Flávio Loyola; o presidente do Sicoob Planalto Central, José Alves de Sena; o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Empresarial, Yusef George Nimer; o gerente de Desenvolvimento e Negócios do Sicoob, Juliano de Andraed, além de empresários do setor. A expectativa é de que o Sicoob Crédito Imobiliário seja disponibilizado a partir da semana que vem.

Confira as condições do produto:

– Linha de financiamento de R$300 milhões;

– Aquisição por pessoa física de imóveis residenciais, novos e usados;

– Taxas de juros anuais e competitivas, abaixo do mercado;

– Prazo de até 360 meses;

– Duas linhas de financiamento: até R$950 mil | de R$950 mil a R$1,5 milhão;

– Percentual financiável: 80% do valor total do imóvel.

* Vale ressaltar que todas as taxas de juros citadas acima devem considerar o complemento ao ano (a.a) + Taxa de Referência (TR).