Setor imobiliário do DF melhorou desempenho de vendas em 2016

Profissionais do Texto
Assessoria de Imprensa da Ademi-DF

Pesquisa comparativa entre os anos de 2015 e 2016 demonstra, tecnicamente, que as vendas de imóveis residenciais novos em Brasília recuperou ritmo de vendas. O indicador, chamado Índice de Velocidade de Vendas (IVV), registrou o valor de 5,1%, em 2016, superando os 4% de 2015. Ou seja, um incremento de 27,5%. O setor imobiliário considera que um IVV na casa dos 5% representa uma velocidade adequada para a venda de um empreendimento imobiliário.

IVV imóveis residenciais

n

As empresas que participaram da pesquisa do IVV anunciaram que em 2016 venderam, em média, 214 unidades por mês. Em 2015, a média mensal foi de 175.

IVV Trimestral

n

Os dados do final de 2016 reforçam o resultado anual: no 4º trimestre o IVV médio foi 5,6% (veja gráfico anterior); o de dezembro, último apurado pelo estudo, foi 5,7%. “Estamos otimistas com esta recuperação, gradativa é verdade, mas acima de tudo positiva. Esses dados estimulam investimentos por parte das empresas do setor imobiliário e gera movimentação de negócios em diversos outros segmentos do Distrito Federal”, celebra o presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-DF), Paulo Muniz.

O IVV é apurado, mensalmente, por meio de pesquisa realizada em conjunto pela Ademi-DF, pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF), com apoio do Sebrae-DF. A coleta é feita pela pesquisa Opinião Informação Estratégica. Participaram do estudo de dezembro 33 das principais empresas atuantes no mercado imobiliário do DF.

Segundo Paulo Muniz, presidente da Ademi-DF, as perspectivas para 2017 são otimistas, porém, o setor imobiliário precisa de ações do governo local. “Com a queda da taxa Selic percebe-se um maior interesse da população pelo imóvel próprio e contamos com o empenho do Governo de Brasília para aprovar novos projetos imobiliários que atendam a esta demanda”.

A reivindicação, segundo ele, “faz todo sentido, se considerarmos que em 2016 houve o menor número de lançamentos de imóveis residenciais dos últimos anos. Foram apenas doze lançamentos (em 2015 foram 18). O mercado dá mostras claras que absorverá um número maior de lançamentos, mas é preciso ter agilidade na aprovação de projetos e também na redução da burocracia governamental para liberação de Habite-se”.

Dados da pesquisa IVV dezembro

A pesquisa do IVV tem o objetivo de aferir os negócios de imóveis novos residenciais e comerciais no DF e se a velocidade com que são vendidos está de acordo com as expectativas. Há, portanto, um IVV para imóveis residenciais e um IVV para imóveis comerciais. O IVV dos imóveis residenciais, em dezembro, foi de 5,7%. Já o IVV dos comerciais foi de 1,4%.

O gráfico da oferta média trimestral de imóveis residenciais, comparativo dos anos 2015 e 2016 (a seguir), demonstra que o DF se ressente de mais lançamentos imobiliários.

Ofertas de imóveis residenciais

Em 2016, a oferta média de imóveis residenciais novos no DF, entre as empresas pesquisadas, foi de 4.333, abaixo da média de 2015: 4.418 unidades. Em dezembro, foram ofertadas 4.204 unidades residenciais, acima das 4.154 de dezembro de 2015 (gráfico a seguir).

Vendas de imóveis residenciais

As empresas que participaram da pesquisa do IVV anunciaram que venderam 240 unidades, em dezembro de 2016. A venda média mensal de 2016 foi de 214 unidades.

Os apartamentos mais ofertados em 2015 e em 2016 foram os com 2 quartos.

As quantidades de imóveis informadas se referem aos negociados pelas empresas participantes da pesquisa e não representam o total de imóveis em oferta ou negociados em todo o DF. Os percentuais informados podem ser projetados para representação de todo o mercado imobiliário do DF.

Vendas médias trimestrais de imóveis residenciais

Valor do m² imóveis residenciais

Entre várias informações do mercado imobiliário do DF, a pesquisa do IVV aponta a variação do preço ofertado por m² dos imóveis residenciais em cada região. Em dezembro, a Asa Norte registrou o maior valor de oferta: R$ 14.911,04; o mais baixo foi ofertado em Santa Maria – R$ 2.978,92. O valor médio do m² no DF em dezembro ficou em R$ 7.920,16.

Ao longo de 2015 e de 2016 a Asa Norte figurou com o valor mais elevado para o m2 para venda; já em relação ao preço mais baixo, em 2015 houve alternância mensal entre Santa Maria, Ceilândia e Gama; em 2016, Santa Maria foi a região com valor de venda (por m2) mais barato do DF.

Preço do m² – Imóveis residências em oferta – Dezembro de 2016

IVV comercial

O gráfico a seguir mostra a evolução do IVV dos imóveis comerciais. O desempenho do IVV em 2016 foi inferior ao de 2015.