Setor imobiliário acena com mais arrecadação de impostos e empregos para o DF

Profissionais do Texto
Assessoria de Imprensa da Ademi-DF

O setor imobiliário sinaliza com a contratação de 92,7 mil empregos diretos (22,7 mil) e indiretos (70 mil), somente em razão dos 145 projetos de empreendimentos aprovados pelo Governo de Brasília em 2016 e que deverão ser lançados a partir de 2017. Há, ainda, 224 mil vagas diretas (56 mil) e indiretas (168 mil) para serem abertas ao longo dos próximos anos. Porém, isso depende desse mesmo empenho das autoridades para autorizar 221 novos projetos ainda na fila de aprovação.

Os 145 empreendimentos aprovados em 2016 (dados dos associados da Ademi-DF) representam R$ 9 bilhões em negócios; os 221 projetos na fila da aprovação podem movimentar mais R$ 22 bilhões para a área imobiliária.

Habite-se

O caixa do Governo de Brasília poderia ser reforçado com R$ 120 milhões em tributos e taxas (ITBI e ICMS principalmente) se fossem liberados, pelo próprio governo, o uso de 7.260 unidades imobiliárias para os compradores. Estes imóveis estão prontos e dependem de ‘Habite-se’ para serem ocupados.

Oferta – “A oferta de imóveis novos baixou de 14 mil unidades residenciais para 8 mil nos últimos anos. É preciso repor a oferta com mais lançamentos. Já há falta de alguns tipos de imóveis no DF”, alertou o presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho Ferreira.