Aline Roriz
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) criou o + Diagnóstico, um projeto piloto de aplicação de testes em trabalhadores da indústria para detecção rápida de Covid-19. Serão 10 mil testes gratuitos para serem realizados nos colaboradores das empresas associadas aos sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra). A testagem será feita a partir do mês de junho.
O Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF) foi o primeiro a assinar a parceria com o Sesi-DF para que as empresas do setor da construção participem do projeto. Outros sindicatos da base da federação interessados em participar do projeto devem procurar o Sesi-DF.
Cada indústria deverá assinar um termo de adesão com o Sesi-DF. Serão testados somente trabalhadores com sintomas de Covid-19, em um limite de 30% de empregados em relação ao efetivo total da empresa. Os testes oferecidos pelo Sesi-DF são do tipo IgM/IgG, que detecta se o paciente teve ou não contato com o vírus por meio da sua resposta imune na formação de anticorpos. Ele é indicado para pacientes que têm ou que tiveram os sintomas de infecção (febre, tosse seca ou falta de ar), ou contato com casos positivos. A coleta pode ser realizada a partir do sétimo dia após o início dos sintomas.
O resultado fica pronto 30 minutos após a realização do teste e vai indicar, a partir de um protocolo, as ações que deverão ser tomadas: retorno a atividade regular, realização de novo teste em 15 dias ou afastamento do trabalho e isolamento pelo período de 14 dias.
O projeto + Diagnóstico tem o objetivo de identificar precocemente e realizar encaminhamento adequado às pessoas com Covid-19, conforme protocolo de manejo clínico do Ministério da Saúde. A ação permite a redução da contaminação dos ambientes de trabalho e a garante retomada das atividades produtivas de forma gradual e segura.
As indústrias que não tiverem em seu quadro o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) — que é a área da empresa que cuida da saúde e da segurança do trabalhador — para identificar aqueles que são sintomáticos, podem contratar a assessoria do Sesi-DF para fazer essa avaliação.
Empresas não industriais
Empresas não industriais ou que não são associadas aos sindicatos filiados a Fibra também podem ter acesso ao projeto + Diagnóstico. Além da venda de 2 mil testes, o Sesi-DF também vai oferecer assessoria de saúde para realizar análise da situação da empresa e dos empregados.
Interessados podem entrar em contato com a área de Relações com o Mercado do Sistema Fibra, pelo telefone (61) 3462-7144.