Senai-DF é ouro em Aplicação de Revestimento Cerâmico

Gabriela Soares
Assessoria de Imprensa da Fibra

O Distrito Federal garantiu o lugar mais alto do pódio na ocupação de Aplicação de Revestimento Cerâmico, das Seletivas WordSkills, na manhã da última sexta-feira (29/7), em João Pessoa (PB). Gilberto Ferreira do Santos traz a medalha de ouro para nossa capital, representando o Senai-DF, e fará parte da delegação brasileira que irá para Abu Dhabi, em outubro de 2017, na competição internacional. O estado de Minas Gerais ficou com a segunda colocação e Alagoas com a terceira.

Disputando contra o seu maior oponente, o relógio, o jovem teve apenas 18 horas, divididas em três dias, para criar uma verdadeira obra de arte com cerâmicas. Com cortes precisos e milimetricamente calculados, Gilberto retratou, em uma parede de alvenaria, uma paisagem de Abu Dhabi, uma pessoa em pé sobre uma prancha de stand up paddle e, no chão, o numeral 16.

Seguindo os passos do pai, que também é aplicador de revestimento cerâmico, o brasiliense pensa em dar continuidade aos estudos na área de Construção Civil. "Com a experiência adquirida no Senai e nesta Seletiva, eu penso em fazer uma faculdade de Engenharia Civil e trabalhar neste ramo, tenho certeza que isso será um diferencial e vou me destacar na minha vida profissional" completa o competidor.

De acordo com o técnico, Jecivaldo Oliveira, apesar do alto nível dos competidores, Gilberto se destacou, de imediato, no primeiro dia de prova. “Tudo saiu conforme tínhamos treinado, o resultado não poderia ser diferente. Logo na primeira prova ele se saiu melhor que os demais competidores, então já fiquei confiante”, completa. Com o ouro em mãos, Jecivaldo já projeta os treinamentos para a competição internacional. “Agora vamos ter o apoio do Departamento Nacional para montar uma equipe técnica que irá amparar o Gilberto com os estudos e treinamentos. A meta agora é ser o melhor do mundo em Revestimento Cerâmico”, destacou o técnico.

Com mais esta conquista, o Distrito Federal chega ao terceiro ouro em Revestimento Cerâmico. Referência na ocupação, Brasília também ocupou o lugar mais alto do pódio na Olímpiada do Conhecimento em 2010, quando a competição aconteceu no Rio de Janeiro e, em 2012, na cidade de São Paulo. A medalha levou Jecivaldo Oliveira, hoje instrutor da ocupação, a representar o Brasil na WorldSkills Competition em Londres (2011), na Inglaterra. À época ele conquistou certificado de excelência.  Geovani Oliveira também representou o País em Liepzig, na Alemanha, em 2013.

Construção civil

Ligado ao setor da construção civil, o profissional de Aplicação de Revestimento Cerâmico é responsável pelo revestimento decorativo e artefatos de concreto. A aplicação pode ser feita em paredes, muros, escadas, construções públicas e industriais, piscinas e vários locais desejados. A paisagem pode ser desenhada com cerâmicas, azulejos, ladrilhos, pastilhas, mármores, granitos ou material similar. Todo o projeto deve estar dentro dos padrões técnicos, de qualidade e segurança estabelecidos para a realização das atividades de construção civil.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Luiz Carlos Botelho, destaca a importância do profissional para o complemento de projetos de construção. “Este profissional é fundamental para o sucesso de um projeto, uma vez que ele é responsável por preparar superfícies, colocar revestimentos e ainda por fazer o acabamento, tornando a obra mais artística e dando um ar de sofisticação a qualquer ambiente".

O presidente ressalta, ainda, a importância do Senai na formação dos profissionais com qualidade de alto nível. "A medalha de ouro nesta área nada mais é do que uma confirmação de um processo virtuoso que vem sendo exaustivamente trabalhado pelo Senai, acompanhado de um corpo discente talentoso, aplicado, exigente e que se qualifica constantemente dentro do setor empresarial de ensino e treinamento”, destaca Botelho.