Seminário discute Segurança e Saúde no trabalho

Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF

Dois dias para pensar e discutir a segurança e saúde no ambiente de trabalho. Há 25 anos, a Fundação Jorge Duprat Figueiredo (Fundacentro) promove seminários em Brasília com participação do governo, empresas e trabalhadores para apresentação de painéis, debates e discussões com temas de interesse para técnicos de segurança, engenheiros e áreas afins. O evento começou ontem (16), e continua hoje (17), no auditório do Senac. “Quanto mais pudermos chamar a atenção dos setores produtivos para os riscos e as doenças que existem, conseguiremos mudar a realidade do ambiente laboral. Isso se chama cultura da prevenção. Mais importante do que ter um local para trabalhar, é ter um ambiente laboral seguro”, explicou o diretor regional da Fundacentro no DF, Peniel Pacheco.

O seminário é marcado por debates que visam a conscientização dos participantes para temas que influenciam diretamente no desenvolvimento da prevenção e a segurança no ambiente laboral. Este ano, por exemplo, estão sendo discutidos a importância das Normas Regulamentadoras (NRs), terceirização e a segurança e saúde, e-Social e a prevenção. Entre os palestrantes, nomes como o coordenador do Getrin (Grupo de Trabalho Interinstitucional), Mario Caron; desembargador Grijaldo Fernandes e o diretor geral da Departamento de Estradas e Rodagens (DER), engenheiro Henrique Luduvice.

O Seconci-DF é parceiro da Fundacentro na realização do seminário e disponibilizou uma equipe médica para atender os participantes. Durante os dois dias, técnicos de enfermagem estão fazendo aferição de pressão arterial, glicemia e acuidade visual. Para o vice-presidente da entidade, Luiz Fernando Azambuja, a participação do Seconci-DF se torna válida porque está diretamente ligada ao tema do evento. “Trabalhamos com questões que estão ligadas diretamente à segurança e saúde do trabalhador, por isso a importância da participação neste evento”, disse Azambuja.

Homenagem

Todo ano, a Fundacentro entrega certificados e placas de honra ao mérito por trabalhos desenvolvidos em segurança e saúde no trabalho. Em 2015, serão homenageados a médica do trabalho Simone Carvalho Roza, os professores Abner Carvalho Roza e Magnolia Vieira de Souza e o engenheiro de segurança Francisco Machado da Silva.