Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Meio Ambiente
O Projeto 3E – Eficiência Energética em Edificações está se encerrando e o Ministério do Meio Ambiente realiza, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), um seminário para discutir o tema e suas perspectivas futuras. O Seminário Eficiência Energética e Mudança do Clima será nos dias 14 e 15 de dezembro, em Brasília (DF). As inscrições estão abertas.
Serão apresentados estudos de caso de eficiência energética no setor público, como o da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o regime diferenciado de contratação de hospitais, por exemplo. Ciência do clima, efeito estufa e os relatórios do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) estão entres os temas previstos. Confira aqui a programação completa.
Ao final do evento, será entregue o 1º Prêmio ProjetEEE de Arquitetura Bioclimática, voltado a propostas que reconsiderem a condição atual das edificações, refletindo e reagindo sobre a concepção de um desenho arquitetônico adequado às distintas zonas bioclimáticas brasileiras. O prêmio terá duas categorias premiadas: estudante e profissional.
Projeto 3E
O Projeto 3E parte do princípio de que a promoção da eficiência energética em edificações é uma estratégia de relevância cada vez maior para a mitigação da mudança global do clima. O setor de edificações responde, atualmente, por mais de 40% do total da eletricidade consumida no Brasil.
Assim, o projeto tem como objetivo influenciar e desenvolver o mercado de eficiência energética em edificações comerciais e públicas, visando contribuir com a economia de até 106,7 TWh de eletricidade nos próximos 20 anos e com a redução de emissões de gases de efeito estufa em até 3 milhões de toneladas de dióxido de carbono (tCO2). Para isso, considera-se o fator médio de emissão do setor energético de 0,55 tCO2/MWh que foi contabilizado pelo método do Mecanismo de Desenvolvimento ALimpo (MDL) em 2013.
Serviço:
n