Semana começa com debates sobre a CEB

Assessoria de Comunicação do Sinduscon-DF

O Sinduscon-DF recebeu, na noite de segunda-feira (24), uma reunião para tratar sobre a reestruturação da CEB. Promovida pelo Codese, em parceria com a direção da companhia, o encontro reuniu diversas autoridades, como o vice-governador do DF, Paco Britto; o secretário de Fazenda, André Clemente; o presidente da CEB, Edison Garcia, bem como presidentes de entidades de classe e empresários do setor produtivo.

Com base em dados públicos disponibilizados pela ANEEL, o diretor financeiro Armando Araújo demonstrou que a CEB Distribuidora passa por grave situação financeira, que, dentre outros impactos negativos, inviabiliza investimentos futuros, o que levou a assembleia de acionistas da companhia a aprovar a abertura de seu capital. Os representantes do setor produtivo do DF presentes na reunião manifestaram apoio à iniciativa.

CEB em debate na CLDF

Já na manhã desta terça-feira (25), a pedido do deputado Chico Vigilante (PT), foi realizada a Audiência Pública – Defesa e Fortalecimento da CEB, no auditório da Câmara Legislativa (CLDF). De casa cheia, a audiência contou com a presença de funcionários e ex-funcionários da CEB, bem como parlamentares e a sociedade civil em geral.

A assessora parlamentar do Sinduscon-DF, Ana Paula Duarte, esteve presente e ressaltou que o encontro trouxe argumentos tanto contra quanto a favor da privatização da CEB. Ao final, o deputado Chico Vigilante sugeriu que seja formado um Fórum entre a direção e os trabalhadores da CEB para pensar, de forma conjunta, alternativas à privatização.

A proposta foi aceita, por unanimidade, pelos trabalhadores da CEB. Segundo Ana, o presidente da empresa, Edison Garcia, considerou a proposta uma possibilidade viável e ressaltou que tornar a CEB uma empresa privada não significa solução para todos os seus problemas.