Segurança no ambiente de trabalho

Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF

Há 26 anos, Raimundo Teixeira trabalha na construção civil. Dentro de um canteiro, já desempenhou diversas funções. Hoje, é o mestre de obra da construtora Atlanta e cuida da equipe que constrói dois blocos residenciais na Asa Norte. Assim como ele, há vários mestres e profissionais no DF. Entre os diferenciais do seu trabalho, está o cuidado e a persistência com a manutenção de um ambiente de trabalho seguro e longe das estatísticas de acidentes de trabalho.

Acompanhado por duas técnicas de Segurança da obra, mais um técnico do Seconci-DF, a entidade visitou um dos blocos sob responsabilidade de Raimundo. Ele mostrou um pouco do seu dia a dia e como faz para manter o local organizado e sem riscos para os trabalhadores. Essa preocupação desperta a admiração dos colegas. “Ele é um excelente profissional e todos nós temos um respeito pelo trabalho que ele faz dentro da obra”, conta o pintor Gilson Coelho.

Num canteiro, todo cuidado é pouco para manter a segurança dos trabalhadores. Eles são responsáveis pelo ambiente onde trabalham e, portanto, necessitam de treinamentos e cursos que despertem a consciência quanto ao tema.

Raimundo participou de um curso de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), ministrado pelo Seconci-DF, e, ao reencontrá-lo colocando o que aprendeu em prática, o técnico de Segurança da entidade, percebeu que o ensinamento dado em sala de aula tinha sido absorvido pelo ex-aluno. “Foi uma surpresa porque faz tempo que o Raimundo fez o curso, mas ao ver como ele cuida do canteiro e a atenção que dá para a segurança e os cuidados que passamos nos treinamentos, me senti recompensado”, disse Solano Ferreira, técnico de Segurança do Trabalho do Seconci-DF.

Os olhos de Raimundo, durante a visita, não deixam escapar nenhum detalhe e, se algo lhe desagrada, ele não hesita em chamar a atenção dos operários. “Eu peço o comprometimento de todos. Todos passam por treinamentos e quando estão em atitudes que fogem do que é aprendido, lembro que os cursos são para melhorar o que fazem e logo eles se adequam”, explica Raimundo.

Apoio do Seconci

O Seconci-DF possui diversos serviços que auxiliam as empresas e contribuem para a conscientização dos trabalhadores (Veja no quadro). Dentro da Gerência de Segurança do Trabalho, além da realização dos programas PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho) e PPRA (Programa de Prevenção de Riscos de Acidentes), a entidade oferece palestras, cursos, distribuição de material informativo e apresentação de peças teatrais com temas de interesse do setor da construção civil. “Buscamos levar educação para que o trabalhador entenda que ele é responsável pela sua segurança e dos colegas que estão nos canteiros. Quanto às empresas, realizamos diversos serviços para que elas estejam dentro da legalidade e atendendo o que pede a legislação no que diz respeito à segurança do trabalho”, explica Juliana Moreira, gerente de Segurança do Trabalho do Seconci-DF.

n