Segurança e Saúde no Trabalho são destaques em seminário

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-


Patrícia Figuerêdo
Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF

Disseminar conhecimentos para atualização profissional, prevenção de acidentes e doenças, bem como a melhoria das condições e do meio ambiente de trabalho. Esses foram os principais objetivos do XXV Seminário de Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho do Distrito Federal. Organizado pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo (Fundacentro), em parceria com o Sinduscon-DF e outras entidades, o evento reuniu cerca de 200 pessoas no auditório do Senac, nos dias 16 e 17 de setembro. Paineis, exposições, sorteio de brindes e shows culturais foram algumas das atrações.

O diretor regional da Fundacentro no DF, Peniel Pacheco, ressaltou a função dos profissionais de Segurança no Trabalho. “Somos responsáveis por antever o que traz riscos. Somos os olhos atentos e a voz que alerta. Podemos preservar muitas vidas”, destacou.

Para o diretor de Política e Relações Trabalhistas do Sinduscon-DF, Izidio Santos, eventos como esse são enriquecedores. “Que continuemos discutindo o assunto, para que fiquemos alertas e possamos diminuir os índices de acidentes”, apontou. 

Terceirização e acidentalidade foi o tema trazido pelo desembargador do TRT 10ª Região, Grijalbo Fernandes. Segundo ele, a matéria ganhou corpo no mundo inteiro. “O Dieese mostra que cerca de 25% dos trabalhadores são terceirizados no Brasil”, enfatizou. Em um breve histórico sobre o assunto, ele afirmou ser contra o tipo de contratação. “A única razão da terceirização é a redução de custos. É diminuir o valor da mão de obra sem oferecer condições dignas de trabalho”, criticou. 

O especialista em Segurança e Saúde no Trabalho do Departamento Nacional do Sesi, Gustavo Nicolai, abordou as inovações trazidas pelo e-Social. “Haverá uma transformação cultural que vai exigir planejamento, revisão de processos e certeza nos dados”, garantiu. Ele ainda ressaltou que o projeto visa disseminar segurança e saúde como valores. 

Em 25 anos de realização ininterrupta, o seminário deste ano trouxe o lema "Segurança e Saúde no Trabalho para todos". A ideia foi destacar a importância da proteção integral e inclusiva, que alcance não só os trabalhadores formais, mas, também, os terceirizados e os informais. 

O evento foi voltado para profissionais da área de Segurança e Saúde no Trabalho, membros de Cipas, sindicalistas, empresários, administradores, servidores públicos, estudantes e representantes de entidades públicas e privadas interessados na valorização do homem e na humanização do trabalho.

Homenagem

Todo ano, a Fundacentro entrega certificados e placas de honra ao mérito por trabalhos desenvolvidos em segurança e saúde no trabalho. Em 2015, foram homenageados a médica do Trabalho, Simone Roza; os professores Abner Dutra e Magnólia Souza; e o engenheiro de Segurança no Trabalho, Francisco Machado.

Atendimento

O Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci-DF) também é um dos parceiros da Fundacentro na realização do seminário e disponibilizou uma equipe médica para os participantes. Durante os dois dias, técnicos de enfermagem realizaram atendimentos como aferição de pressão arterial, glicemia e acuidade visual. 

n

 

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?