Agência CBIC
Em audiência ontem (25/03), em Brasília, com o secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Silva Dalcolmo, e o coordenador de Cadastros do Ministério, Mário Magalhães, o vice-presidente da área de Política de Relações Trabalhistas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Fernando Guedes Ferreira Filho, apresentou uma extensa pauta trabalhista com importantes questões que impactam o setor, dentre os quais o combate à informalidade, e aproveitou para convidar oficialmente o secretário para o V Encontro Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção.
Ao apresentar a CBIC, Fernando Guedes colocou a entidade e toda a rede da construção em nível nacional à disposição do governo para propor sugestões de projetos na área trabalhista que colaborem nos processos de retomada de emprego e na redução de acidentes de trabalho no setor.
“Essa interlocução entre o governo e as entidades setoriais é fundamental para se alcançar os melhores resultados”, ressaltou Fernando Guedes.
Na avaliação de Guedes, a reunião foi muito positiva. Além do secretário ter de pronto confirmado presença para o V Encontro Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, que será realizado pela Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Sesi Nacional, no próximo dia 16 de abril, em Brasília, Bruno Dalcolmo também se mostrou bastante interessado nas pautas apresentadas, na linha das ações e campanhas promovidas pela CBIC.
A posição da CBIC e do Governo se mostra convergente no sentido da necessidade de simplificar e agilizar os processos de normatização e fiscalização, impondo a segurança jurídica necessária às empresas e, especialmente e prioritariamente, mantendo a proteção e a segurança necessária aos trabalhadores. Nova reunião de trabalho será realizada no final do próximo mês de abril.