Secretaria de Infraestrutura apresenta plano de obras no Sinduscon-DF

Patrícia Figuerêdo
Assessoria de Comunicação Social do
 Sinduscon-DF

Um balanço sobre o trabalho ao longo dos 10 meses de governo e um plano de obras previstas foi apresentado pelo secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos do DF, Julio Peres, durante a reunião ordinária de diretoria do Sinduscon-DF desta terça-feira (27). De acordo com dados apresentados, em 2014, havia 200 obras paradas e, este ano, 150 foram retomadas.

Na ocasião, o secretário Julio Peres rebateu o debate sobre paralisação de obras que aconteceu na última semana na Câmara dos Deputados. “Compreendemos a discussão, mas faltou esclarecer o por quê das paralisações”, alegou. Segundo ele, mesmo com dinheiro empenhado, as empresas estão  em uma lentidão grande. “O problema é da empresa? Um pouco. Mas o principal é o cancelamento dos empenhos no ano passado”, disse. Peres explicou que, se não tivesse o empenho, não teria passado como restos a pagar e o governo faria o pagamento até dezembro passado.

O secretário de Infraestrutura, Julio Peres, ainda ressaltou que se tem perdido a luta para a invasão. “Demoramos praticamente oito anos para fazer um projeto, arrumar o dinheiro e levar água, esgoto e drenagem para um bairro extremamente pobre por conta desse problema”, ressaltou, referindo-se ao Sol Nascente. Ele destacou que fazer a infraestrutura de um bairro vazio é mais fácil do que de um bairro ocupado. “A região já teve o trecho 1 das obras liberado. O trecho 2 já tem ordem de serviço e, até o fim do ano, liberaremos a do trecho 3”, garantiu.

Em sua apresentação, Julio Peres ainda destacou licitações em andamento. Drenagem, praça da Juventude da Ceilândia, vídeo inspeção robotizada, viaduto de Águas Claras e calçadas da Asa Sul foram algumas das obras pontuadas. “De janeiro a outubro, em torno de R$ 170 milhões foram investidos em infraestrutura”, ressaltou.

Sobre as obras retomadas, ele citou a recuperação de asfaltos, contratos de meio-fio reativados e manutenção de mobiliários urbanos (parques e PECs). Sobre a questão, aproveitou para elogiar o trabalho do Tribunal de Contas do DF. “Eles têm procurado ser ágeis para tentar resolver os problemas das obras que estão retomando. Há uma colaboração produtiva no sentido de sentar, conversar e avançar”, disse. Entre as obras previstas para 2016 estão alargamentos do viaduto da EPTG, viaduto da Epig, Samdu e comercial.

Para finalizar, o secretário Julio Peres afirmou que é necessária “a união para que consigamos alavancar as nossas empresas com obras e faturamento em dia”. Segundo ele, a secretaria vai fazer uma licitação de 50 milhões de passeio. “É um programa para os próximos três anos, onde queremos fazer pelo menos uns 13 lotes”, destacou.

O presidente do Seconci-DF, Deyr Corrêa; o presidente do Crea-DF, Flávio Correia; e o presidente da Asbraco, Afonso Assad, participaram da reunião. Representando a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos estiveram presentes o secretário-adjunto, Maurício Canovas; assessor especial Oto Silvério; e chefe de gabinete Renato Castelo.