Seconci e Sesi apresentam aos empresários do setor da construção as vantagens de suas ações em prol dos trabalhadores

Assessoria de Comunicação da Cbic

Com o objetivo de apresentar aos empresários do setor da construção as vantagens das ações realizadas pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci) e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi),  em busca da melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores da indústria da construção, do cumprimento das exigências legais e da produtividade do setor, a Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CPRT) reuniu nesta sexta-feira (26), em Brasília, por ocasião do 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), representantes das duas entidades sociais. Para o presidente da CPRT/Cbic, Roberto Sergio, apesar de atuarem separadamente, “as ações desenvolvidas por ambas têm dado muito certo, o que é percebido pelos trabalhadores”.

De acordo com o presidente do Seconci Brasil e conselheiro do Seconci-SP, Antônio Carlos Salgueiro, presentes em 29 cidades de 11 estados do Brasil, os Seconcis contam com cerca de 9 mil empresas contribuintes, que já beneficiaram mais de 600 mil trabalhadores e dependentes, com a realização anual de cerca de 570 mil consultas médicas, 428 mil consultas odontológicas e 1,282 milhão de exames complementares. Citou que o serviço também realiza ações na área de fisioterapia; cursos de qualificação e alfabetização; programas de assistência social; projetos sociais e de cidadania nos canteiros; ótica, e farmácia, que podem resultar em um aumento de produtividade; melhor ambiente de trabalho dentro das empresas; mais saúde e segurança nos canteiros de obras, e desenvolvimento humano e de cidadania.

O vice-presidente do Seconci-PR, Euclesio Manoel Finatti, mostrou a vantagem financeira de se associar aos Seconcis. De acordo com Finatti, segundo levantamento do Seconci da capital paranaense, o retorno anual do investimento realizado no serviço social representa metade das despesas que os empresários teriam se tivessem investido num outro serviço médico, assistencial e odontológico. Além disso, destacou que no programa de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) uma empresa que faz o mesmo serviço cobra de 7% a 70% mais caro que o serviço prestado pelo Seconci.

Os números das ações nacionais desenvolvidas pelo Sesi, que revelam a importância e o alcance da instituição, também foram apresentados pelo gerente executivo da entidade, Julio Zorzal. Segundo ele, são mais de 3 milhões de pessoas beneficiadas com serviços de saúde e segurança realizados pelo Serviço Social da Indústria e mais de 1,7 milhão de matrículas em educação básica continuada e ações educativas. Marcelo Tournier, diretor do Instituto Sesi de Inovação do Departamento Regional de Santa Catarina, apresentou as ações do instituto relativas à modernização e atendimento das demandas das empresas, no sentido de suprir, de forma mais eficaz, as necessidades de SST, tendo como aliado a tecnologia.

Também participou do painel o presidente do Seconci-MG, Eduardo Moreira, dando o seu depoimento como empresário do setor da construção.

O 89° Encontro da Indústria da Construção (Enic) é uma promoção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) e uma realização do Sinduscon-DF. As reuniões técnicas das Comissões, Fóruns e Banco de Dados da Cbic contam com a correalização do Senai Nacional e Sesi Nacional.