Seconci-DF não envia resultados de exames dos pacientes às empresas

José Sidney Rocha
Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF

n

Desde que o Seconci-DF começou a realizar os exames complementares na própria entidade, algumas empresas têm solicitado o envio dos resultados destes exames. No entanto, o gerente médico Daniel Honda explica que é contra lei o envio dos resultados às empresas. Somente o paciente pode ter acesso a eles, o que pode ser solicitado pelo próprio paciente. “Para a empresa, enviamos o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), pois os exames complementares são considerados ‘documentação médica’ e ficam devidamente arquivados no prontuário médico de cada trabalhador atendido”, explica Honda.

Daniel reforça que, em hipótese alguma, os exames complementares deverão estar arquivados administrativamente na empresa, pois, para fins de fiscalização, no que diz respeito à parte médica, apenas o ASO e o Programa de Controle Médico e de Saúde Ocupacional (PCMSO) são solicitados. “A posse pela empresa desses exames pode caracterizar quebra de sigilo de informações médicas”, comenta.

É oportuno também chamar a atenção das empresas que, com o advento do e-Social, é imprescindível a elaboração e uma boa gestão dos Programas Ocupacionais, tanto de segurança quanto de Saúde de seus trabalhadores. Sem esses eles e sua eficiente gestão, será impraticável o cumprimento de todos os eventos do e-Social, acarretando prejuízos às empresas.

Entre em contato com nossas gerências e se informe sobre essa nova ferramenta que será implantada pelo governo no mês de julho e que afetará diretamente sua empresa.

• Gerência Médica: (61) 3399-1888 ramal 228 (Dr. Daniel Honda)
  • Gerência de Segurança do Trabalho (61) 3399-1888 ramal 251 (Engª Juliana Oliveira)

Para saber mais sobre o e-Social, clique aqui.

n