Seconci-DF já alfabetizou mais de 13 mil operários

rnn

Maria Clara Andrade

A alfabetização vai além da leitura e da escrita, ela está diretamente ligada com o desenvolvimento de um país. Nesse domingo (8), comemorou-se o Dia Internacional da Alfabetização. Criada pela ONU, em 1967, a data tem o objetivo de alavancar o processo de alfabetização em vários países. Cientes disso, diversos países têm assumido, nas últimas décadas, o compromisso de combater o analfabetismo.

No Brasil, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), criado em 2003, é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, sendo uma porta de acesso à cidadania e o ao despertar do interesse em elevar a escolaridade.

Com essa visão, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci-DF) criou o Programa de Alfabetização nos canteiros que, há mais de 30 anos, alfabetiza trabalhadores da construção civil. As aulas acontecem dentro do próprio canteiro de obras e costumam ser na hora do almoço ou depois do expediente.

O programa já formou mais de 13 mil trabalhadores, com turmas de primeiro e segundo segmento do ensino fundamental. A iniciativa reafirma a importância do investimento no ser humano, e auxilia as empresas em práticas de responsabilidade social, bem como traz dignidade ao trabalhador do setor.

Para participar do projeto, as empresas interessadas devem entrar em contato com o Seconci-DF para saber mais informações, exigências e obrigatoriedade de cada um na efetivação das turmas nos canteiros.

Conheça o Programa de Alfabetização da entidade pelo site http://www.seconci-df.org.br ou pelo telefone (61) 3399-1888 ramal 258.