Responsabilidade social é tema de seminário no Sinduscon-DF

Iniciativa busca disseminar novos conceitos na Construção Civil

Kamila Marques

Para desmitificar e alinhar conceitos sobre responsabilidade social, o Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF), promoveu o  I Seminário Regional de Gestão Empresarial Estratégica e Responsabilidade Social. O evento aconteceu na sala de reuniões do Sinduscon-DF, nesta quarta, dia 11 de março.

O principal objetivo do encontro foi contribuir com o desenvolvimento do setor da Construção Civil, incorporando novos valores nas gestões das empresas, a fim de inspirar líderes e discutir diversas propostas sobre responsabilidade social empresarial.

O presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho Ferreira, abriu o seminário, destacando a importância do trabalho. “Nós entendemos que vida é trabalho e, assim, queremos inaugurar este seminário, que é o primeiro de gestão empresarial estratégica e responsabilidade social. A sociedade humana é carente de atuações como esta. Então, é nosso objetivo, como um dos principais segmentos do país, promover essa ação”, pontuou.

Os eventos buscarão inspirar empresas e líderes da Indústria da Construção Civil brasileira no desenvolvimento de iniciativas, tomadas de decisão, mobilização e planejamento voltado para a responsabilidade social empresarial e investimento social privado.
“Nós queremos dizer para as empresas que responsabilidade social e sustentabilidade significam amadurecimento de gestão”, afirmou a presidente do Fasc/Cbic, Ana Cláudia Gomes.

O palestrante do evento, João Paulo Vergueiro, trouxe conceitos de responsabilidade social, exemplificando como as empresas devem adotar as medidas propostas. “O ideal é que as empresas nasçam socialmente responsáveis. Elas devem se preocupar com o impacto que o seu produto pode causar. O futuro é ter um negócio sustentável e responsável”, declarou.

O gerente nacional de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental da Caixa Econômica Federal, Jean Benevides, ressaltou a importância da inovação em construções sustentáveis. “Nós precisamos agir como indutores das práticas de sustentabilidade. A nossa proposta é falar da gestão das empresas e de como encarar a responsabilidade social”, completou.

Benevides destacou que a Construção Civil é um setor que gera muitos empregos e que movimenta a economia do país, porém, existe o impacto que as empresas causam durante o processo construtivo. “O setor é nosso parceiro e nos mantém na liderança em financiamentos habitacionais. Por isso consolidamos essa parceria, trazendo propostas e projetos de construções sustentáveis”, finalizou.

Este foi o primeiro de oito seminários regionais que serão realizados pelo Fasc/Cbic. Os próximos vão acontecer nas cidades de Palmas (TO), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Curitiba (PR).