Responsabilidade Social e sua importância para a sustentabilidade das empresas momentos de crise

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-

Assessoria de Comunicação da Cbic

Os efeitos dos desajustes no cenário macroeconômico estão sendo fortemente sentidos pela Construção Civil. Projeções da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indicam que em 2015 o setor poderá registrar queda de 7,0% em suas atividades. Em junho deste ano, o número de trabalhadores com carteira assinada no setor foi bem inferior ao registrado no mesmo período de 2014. Enquanto em junho do ano passado eram mais de três milhões de trabalhadores, no mesmo período deste ano o Brasil registrou 2.930.726. Apesar disso, os expressivos déficits de habitação, infraestrutura e saneamento no país sinalizam que a retomada do crescimento necessariamente deverá passar pela Engenharia. Neste momento de crise, a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tem papel fundamental na sustentabilidade das empresas. 

Ciente disso, mais uma vez o setor vem buscando oferecer respostas aos graves desafios que o Brasil enfrenta. No primeiro semestre deste ano, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), por meio do seu Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) e com apoio do Sesi Nacional e do Seconci-Brasil, promoveu um ciclo de seminários para mostrar a importância da questão como um caminho para a sustentabilidade das empresas também neste momento de crise. “É fundamental o debate sobre a responsabilidade social corporativa para a Indústria da Construção e o impacto que o assunto pode ter, em particular nesse momento de crise econômica vivida pelo país”, defende a presidente do Fasc/Cbic, Ana Cláudia Gomes. 

Como resultado desta ação foram mapeadas as boas práticas de responsabilidade social das empresas da construção civil nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins, além do Distrito Federal. O levantamento teve como principal objetivo conhecer as iniciativas de RSE e investimento social privado em andamento no setor para estimular a sua disseminação e inspirar toda a indústria. O especialista em Responsabilidade Social, João Paulo Vergueiro, participou de todos os seminários expondo o tema “Estratégica Empresarial e Responsabilidade Social na Indústria da Construção”, seguido por apresentações de casos práticos de experiências bem sucedidas na área.

Em uma iniciativa pioneira, o setor também lançou o Projeto Ética & Compliance na Construção com o objetivo de propor às empresas e corporações mais investimento na cultura de respeito às leis e às boas práticas de gestão. A ideia é ter uma atenção especial para questões como qualidade de vida dos trabalhadores e preservação do meio ambiente. Também foi assinada a adesão ao Pacto Global da Rede Brasil, que marcou o compromisso da entidade e da Indústria da Construção com a sociedade. “O setor quer estabelecer novos marcos de transparência, ética, responsabilidade social e sustentabilidade”, defendeu o presidente da Cbic, José Carlos Martins. 

Outra importante ação, que requer disseminação junto às empresas, é a do Guia de Boas Práticas em Sustentabilidade na Indústria da Construção, com conceitos e práticas de responsabilidade socioambiental que merecem ser incorporados ao cotidiano das empresas, a fim de apoiar um movimento mais consistente na promoção da sustentabilidade e, com isso, conquistar um novo patamar de desempenho no setor. 

Todos esses projetos estão à disposição dos interessados, na área de responsabilidade social da Cbic e podem ser solicitados pelo e-mail social@cbic.org.br. O tema do investimento em Responsabilidade Social como estratégia para alavancar a qualidade e produtividade, fortalecendo as relações de trabalho na Indústria da Construção, será amplamente discutido durante o 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), no próximo mês de setembro, em Salvador (BA). O assunto fará parte do painel do Fasc, em conjunto com a Comissão de Política e Relações Trabalhistas (CPRT) da Cbic e do Seconci Brasil, no dia 25 de setembro, das 16h30 às 18h30, no Senai Cimatec. O objetivo é apresentar os modelos de Gestão de Responsabilidade Social desenvolvidos por empresas de construção que impactam positivamente o resultado das empresas. Participe! Para mais informações e inscrições: www.enic. org.br.

 

 

n

 

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?