Reforma Tributária é tema de palestra no Sinduscon-DF

Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) recebeu na noite de quarta-feira (21) o consultor jurídico e professor do Instituto Brasiliense de Direito Público Everardo Maciel. Secretário da Receita Federal de 1995 a 2002 e secretário de Fazenda do Distrito Federal de 1991 a 1994, Maciel proferiu a palestra O Impacto da Reforma Tributária na Construção Civil.

Reforma Tributria tema de palestra no Sinduscon DF Foto Nilson CarvalhoPara o consultor, antes de tudo, é fundamental observar os gastos públicos. “A carga tributária brasileira é alta, mas não por culpa do sistema tributário, e sim dos gastos públicos. Carga tributária se enfrenta olhando para as despesas”, defendeu.

Maciel alertou para o risco de elevação da carga tributária em algumas das propostas apresentadas, como no Projeto de Emenda Constitucional nº 45/2019, do deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP). Crítico do modelo de Imposto sobre Valor Agregado (IVA), Maciel diz que a simplificação tributária deve considerar a destinação dos impostos e inibir a sonegação fiscal.

Ao final da palestra, o público, formado por empresários e dirigentes de entidades do setor industrial, pôde fazer perguntas. O secretário de Economia do DF, André Clemente, também assistiu à palestra.

Veja a galeria de imagens.