Reajuste salarial pleiteado pelo Sindicato dos Trabalhadores é inviável

As negociações referentes ao 1º Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho 2015/2017, realizadas em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Brasília (STICMB), estão em andamento desde maio. O objetivo é chegar a um consenso entre as partes envolvidas. Para isso, diversas reuniões têm sido realizadas. Nesta quarta-feira (13), o Sinduscon-DF sediou uma reunião interna, com empresários do setor, assustados com o novo pleito apresentado pelo Sindicato dos Trabalhadores.

A entidade patronal reforça que o reajuste proposto pelo sindicato laboral é inviável diante do atual cenário econômico, uma vez que as empresas não dispõem de receita para cumprir com os pleitos solicitados. “É necessário mantermos a folha de pagamento compatível com a viabilidade de pagá-la, caso contrário, isso refletirá em mais demissões”, afirmou o presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho Ferreira. Ele pede, ainda, moderação e compreensão, por parte do STICMB, na negociação.

O Sinduscon-DF prontifica-se a informar, amplamente, o resultado das negociações, assim que o processo for concluído.

Sobre a Convenção Coletiva

A Convenção Coletiva de Trabalho é um documento que estabelece as regras nas relações de trabalho acordadas entre o sindicato patronal e o laboral de determinada categoria. Neste caso, a construção civil. As tratativas ocorrem uma vez por ano, na data-base. Na convenção estão listados todos os direitos e deveres negociados para ambas as partes, que devem ser respeitados durante sua vigência, como, por exemplo, reajustes, pisos salariais e benefícios (objeto das negociações).

O Sinduscon-DF realiza negociações com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília (STICMB) e com o Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal (Senge-DF).