Quanto vale um sorriso?

Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF

Há quase três décadas atuando no DF, Seconci leva atendimento odontológico para dentro dos canteiros de obra da capital

Para muitos, essa pergunta pode ter várias respostas. Dentre elas, autoestima, dignidade, saúde e reconhecimento. E quem esbanja seus dentes por aí, sabe da importância de ter os cuidados necessários para mantê-los saudáveis. O que muita gente não sabe é que, na construção civil, existe uma equipe de profissionais para atender e fazer tudo isso para o trabalhador. E o melhor: de graça.

Este é um dos objetivos do Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci) que, no DF, atua desde 1988. De lá pra cá, foram mais de 1 milhão e cento e oitenta mil atendimentos em Odontologia, para quem atua no setor. “Possuímos diversos serviços e uma equipe preparada para atender as necessidades dos trabalhadores. Além disso, a possibilidade de levar os profissionais para os canteiros, por meio de unidades móveis, faz toda a diferença”, explica a gerente de Odontologia, Carla Leone.

Para atender a demanda, o Seconci-DF possui consultórios na sede (Placa da Mercedes/Núcleo Bandeirante), uma unidade no Sindicato dos Trabalhadores (Asa Norte), e dez trailers que ficam nas obras tempo suficiente para atender a todos os interessados. São oferecidas as seguintes especialidades: aplicação de flúor; dentística (restaurações); exodontia (extração); endodontia (canal); prótese dentária; profilaxia e remoção de tártaro; bem como palestra sobre saúde bucal.

A disponibilidade da equipe no ambiente de trabalho com os trailers nas obras é um ponto positivo para as empresas que solicitam o serviço. E o trabalhador, claro, depois do atendimento é todo sorriso no rosto. “Eu fui muito bem atendido. Não é de hoje que utilizo o serviço do Seconci. Recomendo muito para quem precisa e tem oportunidade”, conta o pedreiro Santiago Gomes, 44 anos.

Qualquer trabalhador que atue na construção civil ou em empresas contribuintes com o Seconci-DF pode utilizar os serviços de Odontologia da entidade. Para isso, basta procurar o setor de pessoal da empresa para solicitar o encaminhamento carimbado e assinado. Com o documento em mãos devidamente preenchido, o trabalhador deve comparecer à sede ou unidade da Asa Norte, munido de identidade, CPF, carteira de trabalho ou último contracheque.

Para solicitar os trailers, as empresas devem entrar em contato com a Gerência Odontológica para firmar a parceria. Vale ressaltar que é necessário estar com a contribuição em dia e ter, no mínimo, 50 funcionários trabalhando. Para as empresas que possuam uma quantidade menor de funcionários, recomenda-se que utilizem as unidades fixas, na Placa da Mercedes (Núcleo Bandeirante) ou na Asa Norte (Sindicato dos Trabalhadores).

Cuidados necessários para um sorriso saudável

Use fio dental: Corte pedaço médio de fio dental, enrole uma ponta em cada dedo indicador até ficar pequeno espaço do fio no centro. Segure o fio com a ponta dos dedos e introduza entre os dentes em movimento de vai e vem até encostar na gengiva para higienizar o espaço entre a gengiva e o dente. Desenrole de uma extremidade, enrole a parte que está suja, liberando uma parte limpa do outro lado, repita o processo até ter limpado todos os dentes.

Escove bem os dentes: use pouco creme dental, medindo um grão de ervilha. Posicione a escova num ângulo de 45º, com as cerdas voltadas para a união gengiva/dente. Faça movimento vertical em cada grupo de 2 dentes, permaneça 10 segundos repetindo o movimento da escova em cada grupo. Limpe todas as superfícies dos dentes superiores e inferiores. Coloque a escova sobre as superfícies mastigatórias dos dentes posteriores e faça movimentos para frente e para trás. Por último escove a parte superior da língua. Escove os dentes sempre após as refeições, principalmente à noite quando diminui a produção de saliva.

Tenha uma alimentação saudável: é de muita importância uma alimentação balanceada. Coma frutas, verduras, legumes. Coma na hora certa. Evite açúcares como: balas, doces e refrigerantes.

– Se trabalha na construção civil, procure o Seconci regularmente para verificar a saúde dos seus dentes.

Em números:

Desde 1988, o Seconci-DF já realizou mais de 1.180.000 (um milhão e cento e oitenta mil) atendimentos para trabalhadores da construção civil.