Projeto de Lei Complementar da Permeabilidade é publicado no Diário da CLDF

O Projeto de Lei Complementar nº 109/2017, que trata sobre a permeabilidade do solo, foi aprovado em 1° e 2° turno durante a primeira edição temática do projeto "Câmara em Movimento", realizada no Sinduscon-DF, dia 26 de junho. A redação final foi publicada no Diário Oficial da CLDF de hoje (12) e segue para sanção do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. A sessão itinerante é uma iniciativa da própria casa legislativa e realiza encontros em toda a cidade. Com foco exclusivo no setor produtivo, o evento reuniu 19 deputados distritais na casa da construção civil do DF.

O vice-presidente da Indústria Imobiliária do Sinduscon-DF, João Accioly, explicou que o Projeto da Permeabilidade busca trazer soluções eficientes para minimizar o impacto do processo de urbanização ao meio ambiente, principalmente relacionado à água. "O PLC apresenta soluções técnicas para retenção da água e busca minimizar impactos nas galerias pluviais, além de visar a manutenção do verde e do microclima das áreas mais adensadas", ressaltou.

O projeto, aprovado de maneira unânime entre os parlamentares, ainda aponta soluções de Engenharia, como pisos permeáveis e trincheiras de infiltração, que podem resolver o problema da impermeabilidade do solo, cumprindo, de forma artificial, as funções de uma recarga natural de aquíferos. “O projeto não é a solução definitiva para os problemas da crise hídrica que temos enfrentado, mas contribui para a questão da reserva e preservação das águas”, acrescentou Accioly.

Para o presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho, esta aprovação é um “marco vencedor” e um grande mérito para o sindicato. “Este é um trabalho que vem sendo coadjuvado pelos nossos pares e que nós temos trabalhado desde o primeiro momento de assunção da Presidência. O projeto, aprovado na nossa casa, representa uma vitória de alma para mim”, vibrou.

A sessão itinerante da CLDF ainda contou com a aprovação do PDL nº 293/2017, de autoria da deputada distrital Telma Rufino, em turno único. O projeto concede o título de cidadão honorário ao engenheiro, empresário e presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho.