Projeto da nova sede do Sabin recebe premiação em São Paulo

Assessoria de Comunicação da Almeida França Engenharia

Pelo segundo ano consecutivo, a Almeida França Engenharia recebeu o prêmio “Destaques do Ano Smacna Brasil-2016”, na última quinta-feira (10), no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo. A empresa foi responsável pela instalação do sistema de ar condicionado e ventilação mecânica da nova sede do Laboratório Sabin. O projeto foi cuidadosamente planejado de modo a garantir conforto térmico sem desperdícios, além de ser um importante requisito na certificação americana de sustentabilidade LEED, a qual o edifício é candidato  (veja no final). A premiação reconhece, em âmbito nacional, os melhores trabalhos de engenharia termo-ambiental.

Os equipamentos de altíssima eficiência energética em cargas parciais e totais, a alta capacidade de refrigeração, além dos materiais utilizados nas instalações de ar condicionado e ventilação mecânica foram selecionados respeitando as diretrizes do LEED. Os resíduos da obra foram destinados às empresas credenciadas ao selo.  A tecnologia de automação, com monitoramento por computador, também visa o uso eficiente dos sistemas de ar condicionado.

Inaugurada em março de 2017, a nova sede do Laboratório Sabin conta com 14.000 m² de área construída, sendo um subsolo de garagem, utilidades e almoxarifado, pavimento térreo com laboratórios e o Núcleo Técnico Operacional, e mais três pavimentos com áreas administrativas e cobertura. Localizado no SAAN, próximo ao Parque Nacional de Brasília (DF), o prédio tem capacidade produtiva instalada para 5 milhões de exames/mês. O NTO da unidade-sede, em Brasília, é uma referência e presta apoio a todas as 225 unidades de atendimento. Atualmente, o grupo mantém operações em dez estados e no Distrito Federal.

A Premiação Smacna Brasil

O prêmio “Destaques do Ano” foi criado em 1993 pela Smacna Brasil para promover, em âmbito nacional, o reconhecimento dos melhores trabalhos de engenharia termo-ambiental do ano anterior, avaliados e certificados pelo Comitê Científico da entidade, contando, ainda, com o registro e proteção do INPI-Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Entre os critérios da premiação estão concepção técnica, excelência de qualidade da instalação, versatilidade operacional, inovação e incorporação de artifícios que traduzam economia e/ou uso racional de energia, e, por extensão, preservação do meio ambiente. A premiação é um convênio entre Smacna e a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava).

Certificação LEED

O empreendimento é também candidato ao selo Green Building Golden pela certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida pela ONG americana U.S. Green Building Council (USGBC), de acordo com os critérios de racionalização de recursos atendidos por um edifício.

A certificação LEED pontua as edificações em cinco eixos de atuação, sendo Energia e Atmosfera um dos de maior quantidade de requisitos e número de pontos. Daí a relevância do projeto de ar condicionado e ventilação mecânica para obtenção da certificação e sustentabilidade.

Almeida França Engenharia foi a responsável pela instalação do sistema de ar condicionado e ventilação mecânica da obra