Proibição do uso de celular nos canteiros completa um ano

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-


Patrícia Figuerêdo
Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF

Hoje, é raro encontrar alguém que não utilize o telefone celular. O dispositivo trouxe diversas opções para a comunicação e entretenimento, especialmente depois que passou a disponibilizar o acesso à internet. O aparelho traz diversos benefícios, mas quando o assunto é o setor da construção civil, pode se tornar um risco. Pensando nisso, há um ano é proibido o uso do celular dentro dos canteiros de obras. A iniciativa foi lançada pelo Sinduscon-DF, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores (STICMB), com o objetivo de prevenir os acidentes causados por distrações.

Com o aniversário da campanha, o diretor de Políticas e Relações Trabalhistas do Sinduscon-DF, Izidio Santos, considera que tanto os empresários quanto os trabalhadores estão mais conscientes sobre os riscos. “Houve uma mudança na cultura dentro dos canteiros de obras”, afirmou. Segundo ele, a restrição ao uso do celular trouxe mais segurança. “Dentro de uma obra é preciso muita atenção. Um exemplo é o trabalho em altura, onde uma simples distração pode causar um acidente fatal”, alertou.

A iniciativa não visa privar o empregado de se comunicar. Ele pode atender ou realizar ligações particulares de caráter emergencial durante o expediente, desde que interrompa a atividade que esteja desenvolvendo e se posicione na área delimitada pelo empregador para o uso.

Diversas empresas tiveram que seguir a determinação. Em uma obra na W3 Norte, um local apelidado de “Cantinho do celular” foi reservado para o uso do aparelho. O técnico em Segurança no Trabalho, Juniel Barbosa, avalia que a iniciativa contribuiu para trazer melhorias ao ambiente. “A proibição aumentou a produtividade e diminuiu a distração dos funcionários. Sem contar que eles estão muito mais conscientes em relação aos riscos no local de trabalho”, apontou. 

Para o operador de máquinas, Hugirllis Pinheiro, quando a proibição entrou em vigor, foi complicado. “A gente está acostumado a mexer no celular toda hora”, frisou. Porém, ele ressaltou que considera a decisão positiva. “Foi bom para nossa segurança e para de nosso colega também. Usando o celular no serviço, ficamos distraídos e isso acaba atrapalhando o nosso desenvolvimento”, disse.

Determinação 

A proibição do uso de aparelho celular nos canteiros de obras entrou em vigor em setembro do ano passado. O não cumprimento da orientação acarreta em advertência. Em caso de reincidência, os trabalhadores recebem as devidas punições, vigentes na legislação trabalhista. A penalização é a mesma dada ao trabalhador que não segue as orientações de uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A decisão compõe o termo aditivo da Convenção Coletiva de Trabalho de 2014, definido entre o Sinduscon-DF e o STICMB. O acordo proíbe o uso de telefone celular, smartphone, tablet e dispositivos similares durante o horário de trabalho nos canteiros. O uso somente é permitido no intervalo, para descanso intrajornada.

n

 

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?