Programas sobre saúde e segurança são elaborados pelo Seconci-DF

Assessoria de Comunicação do Seconci-DF

Questões ligadas à saúde e segurança do trabalho estão relacionadas aos programas desenvolvidos pelas empresas junto ao Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF (Seconci-DF). Toda empresa que possui funcionários contratados pelo regime de Consolidação de Leis Trabalhistas (CLT) precisa ter os programas exigidos por lei. Entre os mais comuns estão PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional), PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil).

As gerências de segurança e medicina do trabalho do Seconci-DF contam com uma equipe de profissionais que percorrem obras em diversas cidades do DF para implantação e manutenção dos programas exigidos por lei. “A elaboração e implantação dos programas vão direcionar as ações do empregador frente aos riscos existentes no ambiente de trabalho de forma a garantir a preservação da saúde e a integridade física dos trabalhadores. Eles compõem o ponto inicial da gestão de saúde e segurança do trabalho de qualquer empresa”, explica o engenheiro de segurança do trabalho do Seconci-DF Rodrigo Boscoli.

Antes de ir aos canteiros, os técnicos solicitam informações das empresas como números de empregados, características da obra/serviço oferecido pela empresa e se há Serviço Especializado em Medicina e Segurança do Trabalho (SESMT) para, posteriormente, ir até o local fazer uma confirmação e análise dos dados repassados. “Na obra verificamos se as informações iniciais estão corretas e fazemos uma avaliação que engloba possíveis riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidente no ambiente”, fala Gerson de Alcântara, técnico de segurança do trabalho do Seconci-DF, Gerson de Alcântara.

A média de programas mantidos pelo Seconci junto às empresas associadas é de 220 programas pela Gerência Médica (PCMSO) e 450 pela Gerência de Segurança do Trabalho (PCMAT e PPRA). Para as empresas, essa parceria vai além dos Programas já citados. “A parceria expande a possibilidade de os trabalhadores poderem usar outros serviços como a realização de exames e tratamento odontológico. Para eles que não têm o hábito de ir ao dentista, é maravilhoso poder arrumar os dentes e sem custo nenhum”, conta o coordenador de segurança do trabalho da empresa Residencial Varandas do Parque, Anderson Santos da Silva.

Para saber mais sobre os programas e como solicitar algum dos serviços disponíveis pelo Seconci-DF à sua empresa, entre em contato pelo telefone (61) 3399-1888 ou seconci@seconci-df.org.br