Profissional deve cuidar da saúde

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-

Agência CBIC

n

 
Um fator fundamental para o desempenho de qualquer função no mercado de trabalho e que quase sempre passa despercebido por quem pleiteia uma vaga ou busca ascensão na carreira: a sua saúde ocupacional, requisito que pode causar impacto decisivo na conquista ou não de uma nova oportunidade de trabalho.
 
Conforme estabelecido pela Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho NR-7, o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) deve ser emitido no momento do Exame Admissional, nos Exames Periódicos, no Exame de Retorno ao Trabalho, Exame de Mudança de Função e no Exame Demissional. Dados do Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci-GO), responsável por emitir o ASO para várias empresas do setor da construção civil no Estado do Goiás, apontam que parte dos trabalhadores avaliados recebe indicação de restrições no atestado. Isso pode, inclusive, limitar os profissionais de desempenhar algumas funções.
 
Dentre os cuidados indicados pela cardiologista do Seconci-GO, Flaviana de Sousa Carneiro, estão a realização de um check-up de saúde anual; praticar regularmente atividade física; ter uma alimentação saudável, evitando ingerir alimentos ricos em gordura e açúcar para prevenir o colesterol alto, o diabetes e a hipertensão.
 
No setor da construção civil, por exemplo, para a emissão do ASO do trabalhador que executará trabalho em altura (acima de 2 metros de altura), devem ser realizados exames voltados às patologias que poderão originar mal súbito, com risco de queda de altura. A médica do trabalho Patrícia Montalvo Moraes, coordenadora da Área Médica e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) do Seconci-GO, alerta que devem ser considerados também os fatores psicossociais no exame médico ocupacional dos trabalhadores que executarão esse tipo de trabalho.

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?