Primeira Praça do Mercado Imobiliário reúne 17 empresas

Assessoria de Comunicação do Creci-DF

Objetivo é concentrar anúncios de imóveis em um único local e preservar limpeza visual da cidade

Considerado um momento histórico para o setor, a primeira Praça do Mercado Imobiliário de Brasília reuniu 17 imobiliárias no Lago Sul, no último dia 26 de setembro. A iniciativa, que veio das administrações regionais junto com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-DF), tem o objetivo de concentrar, em um único local, os anúncios de imóveis que antes ficavam espalhados em faixas pela cidade. A ideia é preservar a limpeza visual, obedecendo à legislação, e facilitar o acesso da população às ofertas de imóveis em cada Região Administrativa do DF.

n

O presidente do Creci-DF, Hermes Alcântara, explica que, em cada Região Administrativa, irá acontecer esse encontro entre as imobiliárias e a sociedade da respectiva localidade. “Isso vai proporcionar a despoluição visual em Brasília, pois, agora, não há mais motivo para as imobiliárias colocarem faixas pela cidade”, ressaltou.

Nesta primeira edição, corretores e imobiliárias disponibilizaram centenas de imóveis destinados à compra, venda e aluguel, comercial e residencial, localizados no Lago Sul e demais regiões. O presidente da empresa Aguiar de Vasconcelos Imóveis, Geraldo Vasconcelos, estava presente e parabenizou os envolvidos. “A iniciativa é inédita e muito interessante. Espero que a ideia se multiplique e chegue a outros locais também”, destacou.

Para o administrador da Região Administrativa do Lago Sul, Aldenir Paraguassú, o evento será um aliado no combate à poluição visual da região. “É uma excelente ideia destinar um espaço fixo e contínuo destinado ao comércio imobiliário porque assim será reduzida a quantidade de anúncios espalhados pela cidade, o que vem a ser bom tanto para os agentes imobiliários, quanto para a sociedade”, comenta o administrador, que já chegou a promover a retirada de mais de seis mil faixas na cidade.

A previsão é de que a praça aconteça em outras localidades, como Lago Norte, Sudoeste, Noroeste, Taguatinga, Samambaia, Gama, Sobradinho e Ceilândia e que, a cada final de semana, uma determinada região seja escolhida. No próximo final de semana, por exemplo, o evento será em Samambaia. A praça ficou exposta no shopping Gilberto Salomão, no Lago Sul, durante os dias 26 e 27 de setembro (sábado e domingo).

Saiba mais

A Praça do Mercado Imobiliário é uma reivindicação antiga do Creci-DF, corretores e imobiliárias do DF. Desde a entrada em vigor do Plano Diretor de Publicidade, em 2002, é proibido fazer anúncios em faixas, placas e demais veículos de publicidade em vias públicas sem a devida autorização do Governo de Brasília. Desde então, a fiscalização das ruas é de responsabilidade da Agência de Fiscalização – Agefis, que retira toda e qualquer forma de comércio imobiliário e aplica multa aos infratores.

A Praça do Mercado Imobiliário surgiu como alternativa para o impasse entre o governo, profissionais da área e a população local, que tem acesso às praças gratuitamente. Para o corretor de imóveis ou imobiliária que quiser participar dos próximos eventos, basta se cadastrar pelo site do Creci-DF e obter mais informações: www.crecidf.gov.br.