Presidente do TCU apresenta caminhos para uma boa governança pública, aplicável a órgãos e entidades

Larita Arêa

A fim de contribuir para o aprimoramento da governança pública, o ministro presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, apresentou a palestra “Governança Pública – Referencial básico de governança aplicável a órgãos e entidades da administração pública e ações indutoras de melhorias”. O evento aconteceu na noite da última terça-feira, 7 de outubro, no auditório do Sinduscon-DF.

A palestra esclarece mecanismos de liderança, estratégia e controle, de modo a serem colocados em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão.

Para contextualizar o público, o ministro apresentou quanto o país produz e destacou quais são os gastos do governo (investimentos, renúncias tributárias e previdência social), bem como os desafios para o desenvolvimento.

De acordo com Nardes, diversos são os obstáculos que o país precisa superar. “É preciso concretizar as políticas públicas nas áreas de educação, saúde, infraestrutura, mobilidade urbana, segurança, combate às desigualdades regionais, entre outras. O dinheiro que gastamos com educação, por exemplo, é mal gasto porque não temos uma boa governança”, concluiu.

O intuito do ministro é oferecer aos gestores de todo o Brasil um roteiro simplificado e prático de boa governança. “Nossa expectativa é que os líderes possam participar do ciclo virtuoso que resulte em um grande pacto pela melhoria da governança pública. O tribunal tem que ajudar, não importa qual seja o partido que esteja governando. Nós temos que mostrar o que está acontecendo no país”, destacou o presidente do TCU.

Para o primeiro vice-presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Ferreira, o trabalho que o tribunal está desenvolvendo é enriquecedor para os gestores e para o Brasil. “A palestra trouxe esclarecimento e mobilização de reconhecimento ao trabalho em andamento no TCU, de modo a observar que a filosofia adotada é engrandecedora de soluções das causas, e não dos efeitos negativos em julgamento”, destacou.

Publicações

Sobre o tema, o TCU desenvolveu duas publicações. São elas: “10 passos para a boa governança”; e “Referencial básico de governança – aplicável a órgãos e entidades da Administração Pública”.

Outro trabalho desenvolvido pelo ministro presidente do TCU é o evento “Retratos do Brasil: contribuições ao desenvolvimento nacional”, que acontecerá no dia 17 de novembro, às 14h30, no Museu Nacional da República, em Brasília. O objetivo de Nardes é rodar todo o Brasil e América Latina divulgando a governança pública, de modo a conscientizar os gestores de diversos segmentos.