Presidente do Sinduscon-DF realiza palestra sobre SST

Maria Clara Andrade
Assessoria de Comunicação do Sinduscon- DF

Na última quinta-feira (19), foi o segundo dia do “XXVIII Seminário de Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho do Distrito Federal”, promovido pela Fundacentro, com apoio de diversas entidades.

Dionísio Lamera, chefe regional da Fundacentro (CRDF), falou da importância que o evento tem para a promoção da segurança no trabalho. “O seminário traz renovação anual e nos proporciona conhecer métodos, melhorias das condições de trabalho e novas tecnologias que auxiliam na prevenção de acidentes”, afirma.

O evento contou com palestras expositivas sobre o tema Segurança e Saúde no Trabalho (SST), com profissionais na área de saúde, comunicação e do setor da construção civil.

“Os impactos das tecnologias digitais na saúde mental”; “Movimento Abril Verde: o poder da comunicação para cultura de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais”; “Modelagem da Informação da Construção Civil (BIM) para Segurança e Saúde no Trabalho” foram os temas apresentados. Esta última foi ministrada pelo presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos.

Na palestra, Klavdianos falou da importância que o Building Information Modeling (BIM) tem para o setor da construção civil e como a ferramenta pode ser utilizada em benefício da Saúde e Segurança no Trabalho. De acordo com ele, as possibilidades que compõem a inovação são o que melhoram e possibilitam que toda, ou maior parte, das situações de risco possam ser evitadas e onde é possível desenvolver uma gerência de obra segura e livre de riscos.

O presidente do Sinduscon-DF ressalta a importância da parceria com a Fundacentro para o progresso do setor de construção: “é por meio de parcerias e ações como essas, que podemos trazer evolução e desenvolvimento para nosso segmento”.

O BIM é uma das bandeiras levantadas pelo sindicato e tem sido valorizado por meio de ações como o “BIM Colaborativo”, projeto da CBIC, em parceria com o Senai Nacional, que teve seu piloto viabilizado em Brasília, graças a parceria entre o Sinduscon-DF e o Sebrae-DF.