Presidente da CLDF, Joe Valle inaugura agenda da Reunião de Diretoria do Sinduscon-DF

Patrícia Figuerêdo

n

A agenda de convidados da Reunião de Diretoria do Sinduscon-DF foi inaugurada, em 2017, pelo presidente da Câmara Legislativa (CLDF), deputado Joe Valle (PDT), que marcou presença no sindicato, na manhã desta terça-feira (21). A ideia foi apresentar demandas do setor, bem como propor soluções e estreitar laços com o órgão.

Na ocasião, o deputado reconheceu que há muitas barreiras a enfrentar para reerguer o Distrito Federal. “A gestão pública na cidade sempre foi ruim, mas o nível de organização do setor produtivo permite que possam intervir no governo e fazer a máquina funcionar”, afirmou. O presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho Ferreira, complementou que “ as entidades são pró-ativas, no sentido de olhar as condições próprias de qualidade para a sociedade”, afirmou.

Para Valle, a realidade não muda, porque estruturalmente está errado. Nesta mesma visão, Ferreira endossou o discurso: “O DF não dispõe de estadista, mas de profissionais impedidores e condições obstrutivas. Temos uma ‘cidade proibida’ por leis, decretos, portarias e liberdade de interpretação por agentes públicos”, ressaltou.

Ferreira defende que é preciso menos leis e menos trabalho para legislações obstrutivas. “A CLDF precisa seguir a questão intrínseca de fiscalizar. Nenhuma das gestões foi por este caminho. Precisamos de ações para cobrar e tirar os criadores de impedimentos para a sociedade”, reforçou. Segundo ele, hoje existem mais de 5 mil normas e leis. Para o presidente da Ademi-DF, Paulo Muniz, que participou da reunião, são necessárias leis mais objetivas.

Outro impedimento pontuado na reunião foi em relação a aprovação de projetos. Para mostrar a eficácia de alterações de pessoal, Muniz ressaltou dados do ano passado: “De janeiro a abril de 2016, apenas sete projetos haviam sido aprovados. Com a mudança na CAP, de maio a dezembro, foram 138, totalizando 145 liberações”, apontou. Ele ainda aproveitou para destacar a questão da burocracia, que tem impedido as obras.

COE-DF, PPCUB, Luos, Permeabilidade e Compensação Urbanística – sendo as três últimas de mais urgência – foram alguns outros pleitos apresentados pelo Sinduscon-DF ao presidente da CLDF.

Para o setor produtivo

Joe Valle anunciou que, em março ou abril, haverá um mês inteiramente dedicado ao setor produtivo. “A ideia é pegar tudo o que está no gargalo e lutar por isso. Vamos pontuar aquilo que é importante para o segmento e para Brasília”, explicou. Segundo ele, é necessária uma política para o setor produtivo. “Vocês precisam de segurança para poder investir. Quero ser ferramenta do segmento e ressignificar a câmara”, disse. Para Joe Valle, é importante montar um cronograma de ações factíveis.

Entre as demandas apresentados pelo setor, o Sinduscon-DF pleiteou uma sessão legislativa da CLDF. Joe Valle garantiu que fará a sessão no sindicato, por meio da Câmara Itinerante, onde serão votados e deliberados projetos pautados e de interesse do setor. Após esta ação, ele explicou que os deputados farão visitas mensais, durante seis meses, para controlar os pontos.