Presidente da Câmara Legislativa confirma apoio ao setor da construção civil

Assessoria de Imprensa da Ademi-DF

n

A última reunião de 2015 dos representantes das empresas associadas à Ademi-DF, nesta quarta-feira (09/12), foi marcada pela presença da presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão. A deputada reforçou o apoio à construção civil e se mostrou disponível para ajudar o setor no poder Legislativo.

Durante a reunião, o presidente da Ademi-DF, Paulo Muniz, criticou o excesso de burocracia e a falta de segurança jurídica. Segundo ele, a retomada do crescimento do principal setor produtivo do DF e, consequentemente, o aumento da geração de emprego depende da desburocratização.

Muniz lembrou que o número de funcionários que foram desligados das principais empresas do mercado imobiliário, devido a burocracia do setor, é grande. “Os ambulantes de hoje foram os nossos funcionários no passado. É preciso resgatar esses postos de trabalho para tirar essas pessoas da rua”, conclui Muniz. A deputada defende que a cidade precisa ser “arrumada”. Citou que a secretaria que faz o planejamento da cidade não pode ser a mesma secretaria que cuida de ambulantes/feiras. Segundo ela, o secretário que cuida de liberação de alvarás e Habite-se e do planejamento estratégico da cidade não pode ser o mesmo que vai cuidar de mais de 30 mil feirantes. Sugere uma reestruturação.

A deputada e os empreendedores imobiliários reconheceram que existe demora para aprovação de projetos, dificuldade em conseguir os alvarás e lentidão na liberação de Habite-se. Esses impasses burocráticos prejudicam diretamente a sociedade, que acaba adiando o sonho da casa própria. No DF, ao todo são 12 mil unidades residenciais e comerciais prontas aguardando a liberação do Habite-se. Deste montante, somente 3.400 obtiveram a carta, das quais 2.160 utilizaram dos meios judiciais.

Muniz pediu ajuda da presidente da Câmara e dos deputados para solucionar os problemas das invasões no DF. “Hoje são mais de 40% as habitações irregulares no DF. Isso não pode mais continuar, pois nascentes estão sendo danificadas com frequência. São entre 500 e 550 condomínios irregulares com mais de 800 mil moradores”, comenta o presidente da Ademi-DF. Ressaltou que a questão precisa ser combatida com urgência.

O presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho, aproveitou a oportunidade para ler uma carta subscrita pelo sindicato em parceria com a Ademi-DF para agradecer o apoio da deputada aos pleitos da construção civil.