Prêmio Cbic de Jornalismo escolhe as reportagens mais importantes na imprensa nacional – Cbic

Assessoria de Comunicação da Cbic

n

A edição de 2015 terá quatro categorias e visa reconhecer o papel da mídia e seu compromisso com a agenda de desenvolvimento do Brasil

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), com apoio do Senai, realiza a 3ª edição do Prêmio Cbic de Jornalismo, que tem o objetivo de fomentar o debate e colocar em evidência temas estratégicos para a Indústria da Construção no Brasil, como investimentos em obras de saneamento, mobilidade urbana, habitação de interesse social, mercado imobiliário, inovação tecnológica e responsabilidade social. A edição deste ano possui quatro categorias: infraestrutura, mercado imobiliário, inovação e responsabilidade social. As inscrições foram abertas no último dia 21 de setembro e vão até o dia 23 de outubro. A festa de premiação será no dia 9 de dezembro de 2015, em Brasília, ocasião na qual a Cbic vai distribuir $ 60 mil em prêmios entre os vencedores.

A ideia de criar o Prêmio Cbic de Jornalismo, que ocorre a cada dois anos, surgiu em 2011 para estimular que jornalistas de todo Brasil e de todos os meios de comunicação (televisão, rádio, veículos impressos e internet) continuem a tratar sobre os temas relacionados à indústria da construção. Para a Cbic, falar desses assuntos provoca um debate que pode proporcionar mais qualidade de vida para a sociedade. O presidente da entidade, José Carlos Martins, acredita que o Prêmio já está consolidado e reconhece o compromisso da mídia com a agenda de desenvolvimento do Brasil. “O julgamento das matérias é isento, portanto matérias positivas e negativas sobre o setor poderão ser vencedoras. Tenho certeza que por meio das reportagens muitas políticas públicas que beneficiam os cidadãos brasileiros já foram criadas”, diz Martins.

Na oportunidade da festa de premiação, dirigentes de instituições associadas à Cbic, estarão presentes para também confraternizar com os profissionais de imprensa e coroar, juntamente com a entidade, os melhores trabalhos do Brasil. “Para nós, a parceria com os jornalistas tem muito valor, pois as reportagens que têm sido publicadas pelo Brasil afora dão voz ao nosso setor, que é estratégico para o desenvolvimento econômico e social do País”, acredita Martins. Além das entidades associadas à Cbic, estarão presentes também na festa de confraternização agentes da cadeia produtiva e parlamentares.

Um exemplo da importância do papel da mídia, segundo José Carlos Martins, foi a cobertura do último Encontro Nacional da Indústria da Construção, o Enic, que ocorreu em setembro, em Salvador, na Bahia. O presidente da Cbic comenta que o debate que foi conduzido na ocasião em torno do cenário nacional e do futuro do setor gerou boas matérias em diversos veículos de comunicação. “A indústria da construção deu mais uma demonstração de força e união, colocando-se na vanguarda do debate da agenda nacional e, portanto, reconhecer o importante trabalho dos jornalistas é fundamental para disseminar ainda mais esse debate”, comemora.