Plateia surpreende baterista dos Paralamas do Sucesso: encerramento do Enic foi marcado por emoção e alegria contagiantes

Assessoria de Comunicação da Cbic

O baterista da banda que se apresentou no evento de encerramento do 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), João Barone, se espantou com a animação do público presente no Net Live, em Brasília, na noite da sexta-feira, 27 de maio. Os 34 anos de experiência em palcos fizeram o músico integrante do trio Os Paralamas do Sucesso notar um ambiente diferente. “Foi um ótimo show, me surpreendeu, bastante interessante desde o início, parecia um show normal, não um show corporativo, aberto só para convidados”, comentou o músico logo depois de chegar ao camarim, perto do começo da madrugada do sábado, na companhia do guitarrista e vocalista Hebert Vianna e do baixista Bi Ribeiro.

Barone, no palco, ocupa lugar um pouco mais no fundo, sempre fica apoiado no banquinho que está atrás dos tambores, bumbos, surdos e pratos. E desde meados da década de 1980, enquanto maneja as baquetas e faz o backing vocal, aprendeu a observar, a buscar sinais para avaliar a reação da plateia às apresentações da banda. “Normalmente, nos shows corporativos, as pessoas são mais contidas, só depois da metade é que os homens afrouxam as camisas e gravatas e as mulheres ficam com as sandálias nas mãos”, explicou. “É até divertido ver como a coisa progride.” Mas rápido o baterista notou algo incomum. “A reação foi legal desde o início, o pavio acendeu logo de cara.” Pudera: o set list tinha no alto, logo no começo, o hit Alagados, canção do álbum Selvagem, de 1986, sucesso em toda a América Latina.

A animação do público, que chamou a atenção de João Barone, confirma a percepção de que era hora de celebração, oportunidade para curtir o sentimento de missão cumprida. “Fazer um evento dessa magnitude, nas atuais circunstâncias, é só para nós mesmos”, disse, com evidente orgulho, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), José Carlos Martins. Promovido pela entidade e realizado pelo Sinduscon-DF, o 89º Enic chegou ao fim com números que comprovam o sucesso do evento: 1.423 inscritos, 130 palestrantes, 23 expositores, 5 apoiadores e 4 quatro instituições parceiras. “Foi um evento de muita densidade, à altura da revolução que nós temos que fazer no setor”, avaliou o presidente do sindicato, Luiz Carlos Botelho. “Nenhum palestrante ou visitante deixou de se sensibilizar e de se influenciar pela energia positiva.”

José Carlos Martins começou o discurso lembrando os 60 anos da instituição que lidera e citou os nomes dos integrantes das equipes que tiraram o Enic 2017 do papel; os presidentes de comissões e os organizadores de painéis. E continuou com a palavra para fazer uma surpresa. “Temos que valorizar as pessoas que são nossas e homenagear aquelas que nos representam”, disse. Em seguida, o presidente chamou ao palco a secretária Nacional de Habitação, do Ministério das Cidades, Maria Henriqueta Arantes Ferreira Alves. Depois de receber uma placa de reconhecimento pela dedicação, competência e seriedade do seu trabalho, a arquiteta e urbanista, que atuou como consultora técnica da Cbic, teve dificuldade para conter a emoção e agradecer. “É uma demonstração de carinho, por isso me emociono”, justificou, com a voz embargada.

90ª edição já começou!

O próximo Enic será em Florianópolis (SC), em 2018. Como a capital catarinense se tornou um polo de geração de conhecimento sobre tecnologia, com a produção de softwares e a criação de empresas startups, o evento escolheu como lema a frase Inovar e Crescer Construindo um País Melhor. “Nossa indústria já tem capacidade, mão-de-obra e tecnologia, precisamos é de segurança jurídica e crédito para fazer esse País crescer e ficar ainda melhor”, discursou o presidente da comissão organizadora, Marco Aurélio Alberton, ao assumir solenemente a função. A expectativa é de que o encontro sirva para o lançamento de novidades que impactarão a produção de insumos destinados à construção e a rotina nos canteiros de obras.

O 90º Enic será realizado entre 16 e 18 de maio de 2018, no Centro de Convenções Luiz Henrique da Silveira, que fica na Praia de Canasvieiras, na ilha que abriga a capital de Santa Catarina – nos três dias da edição 89, 305 pessoas baixaram o aplicativo que orienta sobre o encontro de Florianópolis. O 89° Encontro da Indústria da Construção que acabou de se encerrar em Brasília foi promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), com realização do Sinduscon-DF. As reuniões técnicas das Comissões, Fóruns e Banco de Dados da Cbic contaram com a correalização do Senai Nacional e Sesi Nacional. A festa de encerramento da edição de 2017 do encontro seguiu madrugada adentro, depois que a banda brasiliense Squema 6 ocupou o palco que até pouco antes era dos Paralamas do Sucesso.

Clique aqui e acesse as fotos.