Plataforma BIM se destaca em feira de arquitetura da Alemanha

Portal Piniweb

Um dos destaques da BAU 2015, feira de arquitetura, materiais e sistemas para construção da Alemanha, foi o BIM (Building Information Modeling). O BIM é uma realidade na Europa e uma obrigação em projetos para o poder público na Dinamarca. Quem conta é o gerente de BIM do escritório BIG, Jacob Andreassen. “Usamos BIM em quase todos os projetos e em todos os projetos públicos”. Quando o cliente é privado, o BIM se torna uma ferramenta valiosa para comunicação: “O cliente sempre fica relutante com os custos, e a única maneira de simular a construção e o custo é com o BIM. Assim, mostramos que o prédio ficará dentro do orçamento”.

O arquiteto Christoph Achammer, do escritório austríaco ATP Arquitetura e Engenharia, complementou em sua palestra: “O BIM ajuda a esclarecer ao cliente que devem estar presentes desde o começo do projeto pelo menos os projetistas de arquitetura, estrutural e de instalações”. Seu escritório começou a testar a plataforma BIM em 2009, fez os primeiros testes em projetos reais em 2010, para todas as áreas de projeto, e em 2014 a plataforma se tornou o padrão em todos os trabalhos. No ATP, o gerente de BIM é o responsável por assegurar que o modelo represente de fato a realidade. “Acredito que o BIM é uma revolução. E não é sobre fazer prédios mais baratos, mas sim fazer o melhor prédio possível dentro do orçamento”, afirma Achammer.