Pessimismo dos empresários da construção cresce em outubro – Cbic

Assessoria de Comunicação da Cbic

Dados da Sondagem Indústria da Construção, divulgados nesta segunda-feira (26/10) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da Cbic, revelam que os empresários da indústria da construção estão mais pessimistas sobre os próximos seis meses. A expectativa em relação ao nível de atividade registrou 37,7 pontos em outubro ante 39,5 pontos em setembro. O índice de expectativa do número de empregados assinalou 35,7 pontos frente a 37,3 pontos no mês passado. Os índices variam de zero a cem pontos e valores abaixo de 50 pontos indicam pessimismo. De acordo com a pesquisa, uma das causas para a baixa intenção de investimento em obras de infraestrutura está na relevância dos recursos do governo para o segmento e dos programas de concessões de infraestrutura. Entre os principais problemas enfrentados pelo segmento no terceiro trimestre foram a elevada carga tributária, apontada por 39,6% dos empresários, e a alta taxa de juros, assinalada por 36,6% dos entrevistados. A demanda interna insuficiente, que no trimestre anterior estava na quarta posição, subiu para a terceira colocação, com 30,7% das respostas. Conforme a sondagem, a forte retração da atividade econômica e o alto nível da taxa de juros contribuíram para a redução da demanda. A sondagem foi realizada com 629 empresas entre 1º e 15 de outubro. Dessas, 200 são de pequeno porte, 275 são médias e 154 são indústrias de grande porte.

Clique aqui para acessar a íntegra da sondagem.

n