Pelo bem da empresa e do trabalhador

Yasmin Almeida

DPRT tem como missão difundir conhecimento para proporcionar um ambiente de trabalho cada vez mais seguro e produtivo

Prevenção de acidentes, promoção da saúde e segurança no trabalho, cumprimento das normas regulamentadoras e capacitação dos trabalhadores. Estes são os temas mais discutidos pela Diretoria de Política e Relações Trabalhistas (DPRT) do Sinduscon-DF. Foram cerca de 170 reuniões, eventos e debates sobre estes assuntos no ano de 2016. O diretor responsável, Izidio Santos, reforça a necessidade de orientação e capacitação dos profissionais do setor. “Investir em segurança, saúde e no cumprimento das normas regulamentadoras é fundamental para que se possa ter um ambiente de trabalho saudável e produtivo”, destaca.

Um dos grandes objetivos da diretoria é diminuir, cada vez mais, os índices de acidentes no trabalho. Com este propósito, o sindicato, junto a outras entidades, promove treinamentos e trabalha na elaboração de normas que orientam empresários e trabalhadores sobre a importância de um ambiente de trabalho seguro e eficiente. Para que as regras sejam aplicadas de forma correta, a entidade também auxilia com materiais educativos, tanto para operários quanto para empresários.

Saúde e Segurança no Trabalho (SST)

A prevenção de doenças e acidentes no ambiente de trabalho deve ser uma constante, principalmente quando o assunto é a construção civil. É por isso que o Sinduscon-DF promove e apoia diversos eventos neste sentido. O último realizado foi o seminário de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção, dia 27 de outubro de 2016.

Dados do INSS, relativos ao período de 2010 a 2014, revelam uma média anual de 710 mil acidentes de trabalho e doenças do trabalho, que resultaram em 15 mil incapacitações permanentes e mais de 2,8 mil mortes no país. Dados alarmantes como estes apenas confirmam o quanto é primordial as empresas investirem em uma postura preventiva junto aos seus funcionários.

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado dia 28 de abril, é sempre uma oportunidade de refletir sobre o que tem sido feito para melhorar tal situação e de relembrar a importância do assunto.

Cumprimento das NRs

Outro assunto bastante discutido são as normas regulamentadoras (NRs). Algumas das mais discutidas são: NR-35, referente à queda em altura, que trouxe uma diminuição significativa nos índices de acidentes envolvendo operários que trabalham nesta situação; NR- 10, que tem o objetivo de garantir a saúde e segurança dos trabalhadores que precisam lidar com instalações e serviços em eletricidade; NR-18, que aborda a construção civil de uma forma geral, inclusive atitudes preventivas para que não hajam acidentes com soterramento; e NR-12, que discute sobre Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos.

Izidio Santos alerta sobre a importância de conscientizar as empresas, principalmente as pequenas, do cumprimento das normas regulamentadoras, seus benefícios e as penalidades impostas pelo não cumprimento. “É fundamental entender a prevenção de acidentes como investimento”, reforça o diretor de Política e Relações Trabalhistas do Sinduscon-DF.

Capacitação

Quando se trata de garantir segurança e saúde aos trabalhadores, o melhor caminho é a educação. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), de 2011 a 2014, a indústria foi autuada pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) mais de 352 mil vezes, o que corresponde a 65% das notificações realizadas no país.

Por isso, o sindicato sempre busca incentivar e divulgar cursos profissionalizantes na área da construção civil, como os oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Social da Indústria (Sesi). Em 2016, por exemplo, foram promovidos nove eventos com este objetivo.

Acidentes

Estimativas do Sinduscon-DF apontam que as três principais causas de acidentes na construção civil são: queda de altura, soterramento e choque elétrico, respectivamente. Porém, muitas atitudes erradas, durante o trabalho, também podem ocasionar graves acidentes. Veja os 16 principais riscos em um canteiro de obras: