Palestras orientam trabalhadores sobre saúde e segurança no trabalho

Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF

Garantir a saúde e segurança dos trabalhadores que atuam na Construção Civil está entre os objetivos dos serviços oferecidos pelo Seconci-DF. Visando prevenir e orientar quem atua no setor, os profissionais da entidade percorrem canteiros pelo DF para ministrar palestras com temas variados como saúde e segurança do trabalho, alimentação saudável e saúde bucal. As palestras estão disponíveis às empresas associadas e podem ser solicitadas por telefone.

Os profissionais da Gerência Médica levam conhecimento sobre tabagismo, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), ergonomia, alimentação saudável, hipertensão e diabetes. Já os técnicos de segurança do trabalho falam sobre Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), trabalho em altura e temas afins.

O trabalho desenvolvido pela entidade é reconhecido pelas empresas e pelos trabalhadores que assistem aos temas selecionados. “Todos os canteiros da empresa já receberam profissionais do Seconci-DF para fazer palestras. Da forma como as informações são passadas pelos técnicos, fica mais fácil para o trabalhador entender os temas”, explica a técnica de segurança da Via Engenharia Veruska Ribeiro Fernandes.

Em palestra sobre tabagismo realizada no canteiro de Via Engenharia, vários trabalhadores relataram o dilema sobre parar de fumar e como fizeram para deixar o vício. O pintor Silas Ferreira dos Santos começou a fumar por conviver num ambiente onde o cigarro era comum. “Eu comecei a fumar adolescente porque tinha uma patroa fumante, e achava bonito. A palestra é importante porque tudo que é falado e faz muito tempo que deixei o cigarro”, conta Silas.

As palestras oferecidas pelo Seconci-DF podem ser solicitadas pelo telefone (61) 3399-1888 Ramal 213 (palestra sobre saúde bucal), Ramal 257 (palestras sobre saúde) e Ramal 247 (Palestra sobre Segurança do Trabalho).