Palestrante do Enic 2015 antevê revolta tributária no Brasil – Cbic

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-

Assessoria de Comunicação da Cbic



n

O Brasil pode estar à beira de uma revolta tributária, em que os diversos setores da sociedade reagirão contra um novo aumento ou mesmo a criação de novos impostos. Esse é um dos cenários enxergados pelo economista e filósofo Eduardo Giannetti da Fonseca, para quem ainda não há um horizonte para o desfecho da atua crise econômica. “As características da crise atual são diferentes das crises passadas. Não há visão de recuperação no curto prazo”, afirmou, durante palestra que proferiu no painel econômico promovido no 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic). Diante de dezenas de empresários e dirigentes da indústria, em um plenário lotado, Giannetti avaliou o cenário nacional e discutiu as possibilidades para o futuro do Brasil.
 
Posicionamento do economista vão ao encontro das preocupações do setor da construção, que tem criticado o modelo de ajuste fiscal do governo federal ancorado no aumento e criação de impostos. Observador cuidadoso da realidade brasileira, Giannetti avalia que o país vive um quadro crônico de dificuldades, em que a solução dos problemas fiscais exige mais do que um simples pacote. “É preciso uma mudança de postura e rediscutir o pacto federativo. O tamanho da máquina terá de ser reduzido”, frisou. Para o economista, essa mudança deve culminar na descentralização dos gastos públicos, levando os recursos para mais perto da sociedade, onde os investimentos sejam necessários. Um movimento que criará mais transparência e qualidade nos desembolsos das esferas de governo, especialmente a federal.
 
O painel econômico do Enic foi mediado pelo cientista político Leonardo Barreto, que ancorou o diálogo com a plateia. O debate contou com as participações do presidente do Sinduscon da Bahia, Carlos Henrique Passos; e da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), Luciano Muricy.
 

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?