Palestra apresenta as principais atualizações da Norma Regulamentadora nº 18

Lucas Junqueira

O Sinduscon-DF e Seconci-DF realizaram, nesta terça-feira (28), palestra virtual sobre as atualizações da Norma Regulamentadora nº 18. O evento celebra o Dia Mundial de Saúde e Segurança no Trabalho e faz parte da campanha nacional Abril Verde. Quase 90 pessoas de diversos estados estiveram presentes, configurando público recorde em transmissões ao vivo do sindicato.

A gerente de segurança do trabalho e engenheira do Seconci-DF, Juliana Moreira de Oliveira, e o presidente do Seconci-SP, Haruo Ishikawa, conduziram o debate. Ambos integraram o grupo tripartite responsável pela modernização da NR 18.

O presidente do Seconci-SP iniciou a palestra destacando o desafio enfrentado no processo de atualização da NR 18. Segundo ele, foi necessária a montagem de uma equipe técnica com representantes de entidades da construção civil nacional e que as mudanças foram baseadas em três itens: simplificação, harmonização (com outras NRs) e desburocratização.

A engenheira Juliana Moreira reforçou a fala de Ishikawa sobre os desafios e introduziu sobre Normas Regulamentadoras e as atualizações da NR 18. Segundo ela, essa norma estabelece diretrizes de implementação de medidas para controle e segurança no ambiente de trabalho, visando a saúde e integridade dos trabalhadores, bem como a definição das responsabilidades dos administradores de obra.

Dentre as principais mudanças apresentadas por Juliana estão: valorização de soluções técnicas projetadas por profissionais legalmente habilitados, a não obrigatoriedade de bandejas, normatização do uso de gruas de pequeno porte, definição de novos critérios e proibições para uso de tubulões, proibição de contêineres marítimos, entre outras.

Segundo a engenheira, as atualizações fortalecem os requisitos para a gestão de segurança e fornecem mais responsabilidade para profissionais legalmente habilitados, sendo necessário que a empresa faça o levantamento dos riscos em ambiente de trabalho e defina medidas de controle.

Para Ishikawa, o foco principal da equipe era pontuar atualizações que retirassem o teor informativo da norma, além de estabelecer itens que fornecem o menor prejuízo para o setor. “Agora, a norma diz o que deve ser feito e não ensina como fazer. Quem decide isso é a construção civil”, esclareceu.

Após a apresentação, foi aberto o momento de perguntas do público. As principais dúvidas foram sobre o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), contêineres marítimos, comunicação de início de obra, bem como as bandejas primárias e secundárias.

Para finalizar, os palestrantes reforçaram a importância da norma e a criação da cultura de saúde e segurança, e que contam com profissionais da segurança para aplicação da NR para garantir a integridade do trabalhador.

Confira a Norma Regulamentadora nº 18 e suas atualizações: https://bit.ly/2KIsKeo

Assista a transmissão na íntegra: https://bit.ly/3dkJuog