Outubro Rosa – Sinduscon-DF apoia campanha

Mirelle Corrêa

Vice-presidente do Sinduscon-DF

Nesta quinta-feira (3), a Secretaria de Saúde e Secretaria da Mulher anunciaram, oficialmente, as ações alusivas ao enfrentamento do câncer de mama, por ocasião do Outubro Rosa. A campanha tem foco na prevenção e diagnóstico precoce da doença. O Sinduscon-DF apoia a causa e esteve presente no lançamento.

Na oportunidade, o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, apresentou um plano de ação para encorajar o autoexame e promover o acesso das mulheres ao tratamento e atendimento. A meta do governo é atingir 100 mil mulheres no mês de outubro, incluindo exames de mama e de cólon de útero.

Segundo dados apresentados, o câncer de mama é o segundo que mais mata mulheres no Brasil e no mundo, perdendo, apenas, para o de pele não melanoma. Pelo Inca, Brasília tem o 4º maior índice de casos de câncer de mama. Quando descoberto no início, há 99% chance de cura. Por isso, o diagnóstico precoce é tão importante.

Durante o evento, também foi anunciada a Semana da Reconstrução Mamária, que acontecerá no Hospital Regional de Taguatinga, entre os dias 21 e 25 de outubro. A expectativa é atender 75 pacientes. Tatuadores voluntários também estarão disponíveis para tatuagem das auréolas de mulheres que passaram pela reconstrução.

O Palácio do Buriti ganhou exposição temática com fotos de superação do câncer de mama, que foi inaugurada durante o evento. O vice-governador Paco Britto e a secretária da Mulher, Ericka Filippelli, participaram do lançamento, que foi prestigiado por muitas autoridades como secretários, embaixadores e parlamentares.