Os desafios do transporte público coletivo no DF

Assessoria de Imprensa do CAU-DF

Elaborar uma agenda para o aprimoramento do sistema de transporte público coletivo e sua integração com o transporte ativo, a fim de propor melhorias ao sistema de mobilidade urbana do DF é o objetivo principal do evento Os Desafios do Transporte Público Coletivo no Distrito Federal, que ocorrerá no próximo dia 10 de outubro, das 13h30 às 19h, na Associação Brasileira de Municípios (AMB), em Brasília. A iniciativa é organizada e promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF, pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento Distrito Federal (IAB-DF) e pelo Instituto Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte (MDT).

Juntas, as três entidades buscam contribuir para a construção de uma agenda de melhorias, por meio da discussão de três temas centrais: 1) Estudo “A evolução recente do transporte público coletivo do DF”; 2) A agenda ambiental da mobilidade urbana no DF”, e 3) “A experiência da gestão do transporte público de São Paulo – planejamento da rede e controle operacional”. Para tanto, serão realizadas palestras e discussões em grupos, onde serão formuladas propostas de curto e médio prazos.

Os resultados desse trabalho em grupo serão sistematizados e apresentados em uma Plenária. Na ocasião, serão votadas as propostas prioritárias para conhecimento do novo governo do Distrito Federal e para o processo local de Revisão do Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade (PDTU).

n

As inscrições são gratuitas e ainda estão abertas. Garanta a sua vaga, pois as inscrições são limitadas!

13h30 – Mesa de abertura (Instituto MDT, CAU-DF, ABM, IAB-DF e AMAB)
14h – Apresentação 1 – Estudo “A evolução recente do transporte público coletivo do DF”
Palestrante: Renato Boareto (Instituto MDT)
O Instituto MDT elaborou este estudo abordando a evolução do transporte público no DF no período de 2007 a 2017, dentro do projeto “Pensar o transporte público na cidade planejada para o automóvel”. O trabalho compreendeu uma breve apresentação das características do transporte público, considerando seu planejamento e os projetos implementados nos últimos anos; o processo de licitação realizado para a contratação das empresas operadoras; uma breve avaliação de 11 temas do planejamento, operação e gestão do transporte público; bem como recomendações sobre as ações necessárias para seu aprimoramento.
14h30 – Dúvidas sobre a apresentação (15’)
14h45 – Apresentação 2 – “A agenda ambiental da mobilidade urbana no DF” (20’)
Palestrante: Renato Boareto (Instituto MDT)
O objetivo desta mesa é apresentar a pauta ambiental que incidirá sobre a mobilidade urbana, mais especificamente sobre o transporte público coletivo, nos próximos anos. Serão apresentadas as possíveis abordagens associadas ao planejamento da mobilidade, mudanças de tecnologia e eficiência operacional para a redução do consumo de energia, emissões de poluentes locais e gases de efeito estufa, bem como a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

15h05 – Apresentação 3 – “A experiência da gestão do transporte público de São Paulo – planejamento da rede e controle operacional” (20’)
Palestrante: Ana Odila de Paiva Souza (Ex-Diretora de Operações da SPTrans)
O objetivo desta mesa é apresentar as ações desenvolvidas recentemente no transporte público coletivo da cidade de São Paulo, com foco no desenho de uma nova rede de transporte para a licitação dos serviços e os novos mecanismos de controle operacional desenvolvidos pela administração municipal, como a Operação Controlada.
15h25 – Dúvidas sobre as duas apresentações
15h40 – Intervalo
16h – Discussão em Grupos
Serão formados quatro grupos que formularão propostas de curto e médio prazo para aprimorar o transporte público coletivo do DF. As discussões serão estimuladas por questões formuladas pela organização do evento, com o objetivo de obter propostas para uma agenda imediata para o novo governo do DF e para o processo de revisão do Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do Distrito Federal (PDTU), aprovado em 2011.
17h – Plenária – Apresentação dos resultados dos grupos e discussão
Cada grupo terá 10 minutos para a apresentação das propostas, que será sistematizada pelo relator do evento em fichas. Ao final da apresentação dos grupos e dos esclarecimentos sobre as propostas, será encaminhado um processo de votação para identificação das propostas prioritárias para a agenda de curto prazo e para a revisão do PDTU.

18h30 – Mesa de encerramento

19h – Final do evento

Os Desafios do Transporte Público Coletivo no Distrito Federal
Local: Associação Brasileira de Municípios – ABM (SAUS Quadra 5 Bloco F, Edifício da Associação)