Oportunidade para compra de imóveis

Patrícia Figuerêdo
Yasmin Almeida

Apesar da realidade econômica que Brasília tem vivido, investir em imóveis ainda é uma boa opção. Foi o que apontaram os representantes de entidades de classe presentes na abertura do 10º Salão Ademi WImóveis nesta sexta-feira (23). Marcado por uma história de sucesso e realização de sonhos, o evento vai até domingo (25) e ofertará mais de 10 mil imóveis, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Entre os mais de 30 expositores estão empresas associadas e parceiros da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-DF): imobiliárias, incorporadoras, construtoras e entidades representativas do setor, além de instituições financeiras. Para este ano, são esperados aproximadamente 10 mil visitantes. Do total de imóveis que serão comercializados durante o salão, cerca de 70% estão prontos para ocupar e o restante está em fase de construção, com entrega prevista entre seis meses e 24 meses.

O diretor executivo da WImóveis, Emerson Carvalho, explicou que o salão é um impulsionador do mercado imobiliário. “O consumidor tem acesso, em um único lugar, a diversos empreendimentos, podendo, assim, encontrar um imóvel que atenda às suas necessidades”, ressaltou. Ele destacou que o país tem vivenciado um mercado em transformação e um momento econômico desafiador. “Apesar de tudo, o setor imobiliário continua em aceleração constante, demonstrando que o consumidor acredita no poder do imóvel como um excelente investimento”, frisou.

O mercado tem se mostrado com a velocidade de vendas mais lenta, mas, segundo o presidente da Ademi-DF, Paulo Muniz, “quando são feitos estudos de viabilidade para um empreendimento, os índices estão dentro de uma realidade realista. O setor está mostrando que continua aquecido.” Para ele, investir em imóveis é a melhor opção. “Não conhecemos nenhum ativo que tenha tanta valorização no Brasil como o imóvel, principalmente em Brasília”, pontuou.

Na ocasião, Paulo Muniz ainda aproveitou para destacar que o setor tem enfrentado o problema da aprovação de projetos. “Nós tivemos 206 empreendimentos para serem aprovados em 2015 e conseguimos apenas 37”, reclamou.

O presidente do Secovi-DF, Carlos Hiran, acredita que é importante trazer a oferta para o cenário imobiliário. “Nós queremos incentivar a realização dos negócios”, disse. Já o presidente do Creci-DF, Hermes Alcântara, endossou o discurso, apontando que o evento é importante para os corretores de imóveis e imobiliárias. “Temos a oportunidade de levar aos clientes a oferta dos imóveis para venda ou locação”, comemorou. Além de facilidades de financiamento, o consumidor poderá acelerar a escritura do imóvel, já que a Associação dos Notários de Registradores (Anoreg-DF) está presente no evento.

Como presidente em exercício do Sinduscon-DF, João Carlos Pimenta prestigiou a abertura do 10º Salão Ademi WImóveis. “Este evento está se tornando um fato marcado na agenda da capital. Venho desejar sucesso aos organizadores e que os objetivos sejam alcançados”, finalizou. O vice-presidente do sindicato, Leonardo Ávila, também esteve presente.