Assessoria de Imprensa Almeida França Engenharia
O Grupo Sabin, um dos maiores players do setor de saúde no Brasil, segue ritmo forte de expansão nacional e inaugurou em março de 2017 sua nova sede. O empreendimento conta com 14.000 m² de área construída, sendo um subsolo de garagem, utilidades e almoxarifado, pavimento térreo com laboratórios e o Núcleo Técnico Operacional (NTO), e mais três pavimentos com áreas administrativas e cobertura. O edifício foi construído seguindo os conceitos de edificações ambientalmente sustentáveis, candidatando-se ao selo Gold da certificação internacional LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), pelo USGBC (United States Green Building Concil).
O Núcleo Técnico Operacional (NTO) da nova sede do laboratório Sabin tem capacidade produtiva instalada para 5 milhões de exames mês.
Coube à empresa Engenharia de Sistemas Térmicos, sob a responsabilidade técnica do engenheiro mecânico Gustavo Raulino, projetar o sistema de ar condicionado e ventilação mecânica do prédio, a fim de aliar climatização de ambientes laboratoriais com necessidade de altíssima eficiência energética e segurança operacional.
As instalações do sistema de ar condicionado e ventilação mecânica da edificação ficaram sob a responsabilidade da Almeida França Engenharia, que forneceu e instalou duas unidades resfriadoras de água com condensação de ar, sendo uma Unidade Trane Stealth – RTAE 165, de altíssima eficiência energética tanto em cargas totais, quanto em cargas parciais, e uma unidade Trane – RTAC 170, também de alta eficiência, totalizando 335TR de capacidade de refrigeração.
Completando as soluções de alta eficiência da central de água gelada do edifício, as bombas de água gelada da rede primária e secundária são do tipo “in line”, fabricação Grundfos. Cada conjunto de bombas (total cinco conjuntos) possui inversor de frequência que, através de medições de pressão nas tubulações, varia a frequência de rotação da bomba. As bombas foram fornecidas com direcionadores de fluxo e reguladores de vazão de água gelada, fabricação Armstrong.
Para atendimento ao NTO foram instaladas quatro unidades de tratamento de ar tipo “Wave Doble” Trane, com filtragem tipo G4+F5, responsáveis pelo insuflamento do ar refrigerado e filtrado do ambiente de “produção” através de dutos tipo "girotubo"e caixas difusoras.
Para climatização dos ambientes administrativos e de escritório foram fornecidos e instalados climatizadores de ar tipo “fancolete” e do ar tipo “fancoil”, dutados e com difusores de ar. Todos os “fancoletes” e “fancoils” são dotados de válvulas motorizadas de duas vias e ventiladores centrífugos, a fim de assegurarem operação silenciosa e eficiente. A solução também contempla caixas VAV (volume de ar variável) com atenuadores de ruído para controle de vazão e temperatura do ar dos ambientes climatizados. A filtragem de ar desses ambientes também é atendida por filtros G4+F5. A capacidade total instalada de climatizadores de ar tipo “fancoil” é de 240 TR e dos climatizadores de ar tipo “fancolete” é de 110 TR.
As salas de datacenter e salas de no-break são atendidas por sistemas “multisplits” modulares Trane DXPA-TRAE, totalizando 90 TR , sendo um sistema titular e outro reserva, operando 24 horas, sete dias na semana.
A edificação também conta com sistema de fluxo de refrigerante variável Trane TVR II, utilizado na climatização de salas de TI e sala de estoque no subsolo, totalizando 80TR (100 HP) de capacidade instalada.
Todo o sistema de ar condicionado e ventilação mecânica do edifício é supervisionado (monitoração e controle) por sistema de automação predial Trane (gerenciador Tracer SC) e integrado a sistema supervisório superior. Total de pontos supervisionados: 410 (quatrocentos e dez) pontos.
Premiação Smacna Brasil
O prêmio Destaques do Ano foi criado em 1993 pela Smacna Brasil para promover em âmbito nacional o reconhecimento dos melhores trabalhos de engenharia termo-ambiental do ano anterior avaliados e certificados pelo Comitê Científico da entidade, contando, ainda, com o registro e proteção do INPI-Instituto Nacional da Propriedade Industrial, incluindo o logo do concurso. Entre os critérios da premiação estão concepção técnica, excelência de qualidade da instalação, versatilidade operacional, inovação e incorporação de artifícios que traduzam economia e/ou uso racional de energia, e, por extensão, preservação do meio ambiente.
Ficha Técnica
Obra: Prédio Sede do Laboratório Sabin – Medicina Diagnóstica – Brasília/DF
Empreendedor: Laboratório Sabin de Análises Clinicas
Instalador: Almeida França Engenharia Ltda.
Projetista: Engenharia de Sistemas Térmicos
Gerenciador: Norte Engenharia
Fornecedores
Trane – Chillers e Condicionadores
Armacell – Isolamentos
Grundfos – Bombas
IMI Hydronic – Válvulas de Balanceamento
Otam – Ventiladores e Exaustores
Soler & Palau – Ventiladores
Trox do Brasil – Difusores , Grelhas e Atenuadores de Ruído
Fotos: Alice Roberte
Edificação traz soluções de alta eficiência