Assessoria de Comunicação da Almeida França
Os números do Centro de Operações Especiais Principal, em Brasília, impressionam. Serão de 1,2 mil toneladas de estrutura metálica e 23,5 mil m² de pintura intumescente, um revestimento especial que proporciona isolamento térmico e proteção passiva contra ação do fogo.
A área construída será de aproximadamente 14 mil m² e contará com sistema de geração de energia fotovoltaica com potência total de 352 kWp (kW pico) do tipo on grid (conectado à concessionária). Serão instalados 750 painéis fotovoltaicos para captação de energia solar. A carga demandada do sistema elétrico será de 3,7 MW e 1.000 TR de ar condicionado. O projeto tem 5 mil páginas de especificações técnicas.
A obra será totalmente gerenciada em BIM, sistema que permite ganhos de produtividade, redução dos custos e melhor cumprimento de cronogramas, assim como controle minucioso do desenvolvimento das etapas da obra.
O Cope-P será o segundo no Brasil e o primeiro do Centro-Oeste, com certificação Tier IV, o mais alto nível de disponibilidade e confiabilidade para a infraestrutura de uma instalação de missão crítica em energia, refrigeração, eficiência energética e disponibilidade.
n