Obra da Construtora Ipê é palco de reunião da Dimat

Em continuidade às reuniões nos canteiros de obra, a Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat/Sinduscon-DF) reuniu-se na manhã desta sexta-feira (30). A visita foi realizada em obra da Construtora Ipê, associada ao Sinduscon-DF e do ex-presidente da casa, Julio Peres. A construção é do novo bloco do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

A primeira parte do encontro foi realizada na sala de aula da universidade, com uma palestra sobre estruturas metálicas, ministrada pelo engenheiro Pedro Henrique Almeida, juntamente com os diretores da Ipê, Julio Peres e Cesar Peres.

Whildaker Campos, da Kruchin Arquitetura, empresa responsável pelo projeto arquitetônico da obra, explicou que a estrutura metálica foi a opção mais adequada por não interferir na já existente. “A ideia foi seguir o mesmo método construtivo utilizado”, destacou.

Na oportunidade, Pedro Henrique apresentou o projeto e a metodologia construtiva utilizada na obra da UDF. Segundo ele, a construção foi dividida em 4 etapas, sendo que a primeira delas foi a ligação do prédio novo com o antigo.

Pedro explicou que a fachada da obra é em painel Stone – feito de concreto pré-fabricado resistente e com grande flexibilidade de cores, texturas, modulações e dimensões. “As peças podem chegar a pesar 3 mil quilos”, explicou Pedro.

Vale frisar que a Construtora Ipê considerou nesta obra, também, a sustentabilidade. Julio Peres destacou que todas as árvores retiradas para a execução da obra foram replantadas em canteiro na UDF. Ele ainda ressaltou que a obra está seguindo dentro dos prazos previstos e deve ser entregue em dezembro. “Se você tem um projeto bem feito e compatibilizado, a obra anda”, afirmou.

Com a palavra, o diretor de materiais, tecnologia e produtividade, Guilherme Coelho, explicou os objetivos da Dimat. “Estamos abertos a discutir normas técnicas, boas práticas, diversificar nosso ambiente construtivo e trazer um pouco mais de tecnologia ao setor”, destacou. Coelho aproveitou a oportunidade para convidar os presentes, em sua maioria, estudantes, para conhecerem o grupo. “Venham para conversar, contribuir e aprender”, reforçou.

Para o professor de Engenharia da UDF, Henrique Nery, é um pilar da educação aliar teoria à prática. “Essa abertura que o Sinduscon-DF nos deu de visitar a obra é excelente, porque a gente consegue envolver vários alunos de períodos e níveis diferentes dentro do ensino superior, aumentando o nível deles de percepção quanto à obra”, elogiou.

Henrique destacou que esta vivência contribui para melhor absorção de conhecimento em sala de aula. “Nós precisamos desta aproximação, até porque nossos alunos vão para o mercado de trabalho”, pontuou.

Representando o Sinduscon-DF, participaram da reunião, também, a vice-presidente Helena Peres e o diretor Fernando Crosara.

Clique aqui e confira fotos do encontro!

Fotos: Havane Melo