O desempenho das edificações habitacionais

Treinamento teve como objetivo identificar dificuldades enfrentadas pelos primeiros multiplicadores e instrumentalizar participantes

Arielli Pereira

Um treinamento sobre o Desempenho das Edificações Habitacionais foi realizado hoje, 7, das 9h30 às 17h, no auditório do Sinduscon-DF. O evento foi organizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) e contou com a presença de multiplicadores da norma de diversos estados do país. Foram, aproximadamente, 70 participantes de entidades associadas à Cbic.

O treinamento teve como objetivo identificar as dificuldades enfrentadas até o momento pelos primeiros multiplicadores na disseminação da norma; instrumentalizar os participantes com a apresentação de atuais ferramentas de implantação em construtoras e incorporadoras, e divulgar casos de sucesso.

Para o vice-presidente Administrativo-financeiro do Sinduscon-DF, que também é o diretor de Materiais e Tecnologia da entidade, Dionyzio Klavdianos, o desconhecimento da norma de desempenho é a maior barreira encontrada por alguns construtores. “Algumas empresas colocam empecilhos e acreditam que a norma vai envolver muitos gastos e trabalhos, mas não é bem assim”, destaca. Segundo ele, o cenário em Brasília é o mesmo em que se encontra o país. “Existem construtoras que não se lembram da existência das normas e outras que não estão interessadas, mas estamos trabalhando para manter os empresários informados”, conclui.

A Construtora Tarjab, de São Paulo, possui experiência na implantação da norma. Durante o treinamento, a empresa esteve representada por seu diretor-presidente, Carlos Borges. Para ele, a construtora deve atender ao consumidor e realizar uma análise de risco. As normas técnicas devem ser cobradas e não se deve negligenciar o poder do consumidor. “Muitos empresários consideram as normas como problemas e não oportunidades para avançar. Países desenvolvidos, como a Alemanha, elaboram e atendem às normas. Isto é um instrumento de competitividade por lá”, comenta.